Poder e Cotidiano em Sergipe
Doação de leite humano gera benefícios à saúde da mulher 5 de Agosto 9H:37

Doação de leite humano gera benefícios à saúde da mulher

Lizimare dos Santos, 26, é mãe de Ykenny Eduardo, que tem apenas 7 meses de vida. Apesar de amamentar regularmente o filho, ela deparou-se com alguns problemas causados pelo excesso de leite em sua mama. “Em alguns momentos meu leite chegou a “empedrar”. Sentia dores e tinha febre por causa disso”, revelou Lizimare.

 


Esse é um problema que acomete muitas mulheres quando acontece um processo de estase do leite, ou seja, quando o leite permanece muito tempo parado na mama. O fato ocorre caso haja o aumento da produção de leite e o bebê não consuma o suficiente para esvaziar a mama ou quando a mulher não ordenha.

 

“Uma das consequências desse “empedrar” é o desenvolvimento de mastite, que é um processo inflamatório das mamas. Pode gerar edema, sensação de calor e vermelhidão”, explica o médico neonatologista da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Alex Santana. De acordo com o médico, um dos tratamentos para esse problema é o esvalizamento da mama, seja ele feito pelo próprio bebê ou com a retirada do leite para doação ao Banco de Leite Humano.

 

“Para evita as complicações, o ideal é que a mãe amamente o quanto antes o bebê. No caso das mães que têm produção em excesso, é preciso realizar massagens e a ordenha”, revela o neonatologista.

 


No caso de Lizimare dos Santos, após ser orientada pela equipe da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL), ela passou a ser doadora de leite humano. Há quatro meses ela sente os benefícios gerados pela doação.

 

“A partir do momento que passei a doar, minhas dores sumiram e não tive mais febre. Além disso, sinto-me muito bem em poder ajudar outros bebês”, contou.

 


A recomendação para casos em que a criança tenha dificuldade de estabelecer a amamentação é que a mãe busque auxílio médico ou orientação no próprio Banco de Leite “Marly Sarney”.

 

“Após avaliação, a criança poderá passar por um processo de treinamento e estímulo. Para isso, é preciso que haja a assistência de uma equipe multidisciplinar (médico, enfermeiro, fonoaudiólogo, fisioterapeuta) ou a assistência prestada pelo próprio Banco de Leite”, reforça Alex Santana.

 


Semana Mundial do aleitamento materno
Para chamar atenção da sociedade sobre a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, desde o dia 01 de agosto, realiza uma programação especial dedicada à gestantes, mães, profissionais da saúde e público interessado no tema.
As atividades envolvem palestras, oficinas e ações que beneficiam mães internadas na MNSL. A programação segue até hoje, dia 05.

 

Doação
Em Aracaju, a mãe interessada em doar deve dirigir-se ao Banco de Leite “Marly Sarney” (BLH) ou a um dos postos de coleta. Para realizar o cadastro é preciso estar com o cartão da gestante ou exames de pré-natal.

 

No local, as mães passam por avaliações para verificar se realmente há excedente de leite e se obedecem aos critérios pré-estabelecidos para se tornarem doadoras. A partir daí, é realizado um cadastro e os exames são submetidos à avaliação. Só então, são passadas orientações de como fazer a massagem para a retirada do leite e como conservá-lo. Nessa oportunidade, também é fornecido todo o material necessário para a realização do procedimento.

 

“A doadora poderá fornecer o leite de acordo com o quantitativo que ela tiver. A doação pode acontecer por alguns dias ou durante vários meses. Quanto mais a mãe retirar mais ela produzirá”, explica a gerente do Banco de Leite “Marly Sarney”, Hélia Agapito.

 


Ainda de acordo com a gerente, atualmente o banco de leite conta com 23 doadoras fixas, porém o ideal é que haja no mínimo 30.

 

Unidades do Banco de Leite Humano em Aracaju:
Banco de Leite Humano Marly Sarney
Endereço: Rua Recife, s/n, bairro José Conrado de Araújo, ao lado da antiga Maternidade Hildete Falcão.
Telefones: 3226-6335/6337

 

Sala de Manejo da MNSL
Endereço: Anexo a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (Av. Pres. Tancredo Neves, Zona Oeste de Aracaju)
Telefone: 3225-8650

 

SES

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.