Poder e Cotidiano em Sergipe
Distribuição da vacina de Oxford em Sergipe será de forma gradual 25 de Janeiro 5H:01
COTIDIANO

Distribuição da vacina de Oxford em Sergipe será de forma gradual

Estado recebeu 19 mil doses do imunizante neste domingo e deve ampliar vacinação de profissionais da Saúde

Sergipe recebeu novas doses das vacinas contra o novo coronavírus na madrugada deste domingo, 24, enviadas pelo Ministério da Saúde. O avião que trouxe os imunizantes fabricados pela Universidade de Oxford, em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, desembarcou no aeroporto Santa Maria, em Aracaju (SE), por volta da meia-noite.

 

No total, foram enviadas 19 mil doses de vacinas, que foram produzidas no Instituto Serum, na Índia. Na última terça-feira, 19, o Estado recebeu 48.880 doses da vacina Coronavac para início da imunização dos sergipanos.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), as doses enviadas nesta segunda remessa serão utilizadas na continuidade da vacinação dos profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid, conforme o Plano Nacional de Imunização. Na primeira etapa, foram vacinados 38% desses profissionais. Com esse lote de 19 mil vacinas, serão imunizados mais 31%.

“Com a chegada das vacinas nessa madrugada, vamos conseguir atingir, no total, mais de 40 mil profissionais da Saúde em Sergipe que trabalham na linha de frente. Isso equivale a quase 69% desses trabalhadores. Aos poucos estamos ampliando essa cobertura, o que nos deixa feliz por atender todos esses bravos que se dedicaram nesse front”, disse a secretária de Estado da Saúde, Mercia Feitosa.

O diretor de Vigilância em Saúde da SES, Marco Aurélio Góes, explicou que a distribuição desse lote será gradual. “Só receberão de imediato as vacinas da Oxford os municípios que concluíram a vacinação da Coronavac e que alimentaram o sistema do Ministério da Saúde. A distribuição será gradual e a medida que forem cumpridos os protocolos por cada município. Há secretarias municipais que ainda faltam vacinar muitos profissionais. Essa medida vai facilitar que não haja desperdício e garantir que não falte, nem que tenha confusão relacionada as doses. A divisão das doses será feita com base populacional e o número de trabalhadores da Saúde é baseado na campanha da Influenza do ano passado”, afirmou.

Nesse lote, são 10 doses por ampola. A enfermeira Ana Beatriz Lira, da Vigilância em Saúde da SES, informa que a forma de aplicação da vacinação não será a mesma utilizada na Coronavac. “De inicio já há um diferencial, pois, cada ampola possui 10 doses. Quem tomou o imunizante da Coronavac na primeira etapa não pode tomar a segunda da AstraZeneca. Um outro fato é que se aberto uma ampola, as doses devem ser consumidas em período de até 8 horas após aberta. Isso tudo se dá por conta do fabricante não ser o mesmo”, complementou.

Fonte: Ascom/SES

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.