Poder e Cotidiano em Sergipe
Diminuição dos homicídios dolosos e violência contra a mulher são o foco do Plano Nacional de Segurança em Aracaju 7 de Dezembro 9H:57

Diminuição dos homicídios dolosos e violência contra a mulher são o foco do Plano Nacional de Segurança em Aracaju

Representantes da Secretaria Nacional da Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ) estão em Aracaju para começar a definir detalhes para o início dos trabalhos do Plano Nacional de Segurança Pública em Sergipe.

 

Eles também já visitaram Natal (RN) e Porto Alegre (RS), escolhidas com Aracaju para receber os investimentos do Governo Federal. Toda a proposta de confecção do plano foi apresentada à cúpula da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e outros órgãos. O foco é a diminuição das taxas de homicídios dolosos e violência contra a mulher.

 

Na reunião que aconteceu na manhã de ontem na Sala de Situação do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, foram apresentados os pontos principais na parte operacional e de inteligência que estão sendo discutidos entre a Senasp/MJ e os estados que receberão o Plano Nacional.

 

Segundo Humberto Freire, coordenador geral de articulação e integração da Senasp/MJ, a construção do plano integrado em Sergipe deverá acontecer até o dia 16 de dezembro. A ideia é identificar as razões da criminalidade, quais as ações imediatas para combater as taxas de crimes e o reforço necessário, que passa pelo envio da Força Nacional, novos equipamentos e racionalização do sistema prisional no estado. “O plano vai ser construído, identificará as demandas e qual o reforço deverá ser direcionado para Aracaju”, explicou Humberto Freire.



Várias unidades do Ministério da Justiça estão mobilizadas para construir o plano, a exemplo da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Haverá o encontro de grupos compostos por integrantes da SSP, Polícia Militar, Polícia Civil, PF, PRF, Sejuc, Guarda Municipal de Aracaju e outros órgãos, que definirão pontos na área operacional e de inteligência de Segurança Pública. Os ajustes seguem até o dia 16 de dezembro.


A mesma metodologia adotada para a confecção do Plano de Segurança em Aracaju, Natal e Porto Alegre foi utilizada nos Jogos Olímpicos Rio 2016, Copa do Mundo, Jogos Mundiais da Juventude e outros grandes eventos. As discussões até o dia 16 tem como foco modelos de operações, definição do que será empregado no terreno, inteligência e infraestrutura. Ainda serão definidos, levando em consideração a realidade de Sergipe, protocolos integrados de casos de homicídios e rondas, ações simultâneas, barreiras, operações ostensivas e de polícia judiciária, monitoramento de alertas (tornozeleiras, botão de pânico e câmeras).

 

ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.