Poder e Cotidiano em Sergipe
Dia Mundial do Turismo: ações da Prefeitura fortalecem o setor em Aracaju 27 de Setembro 19H:07
COTIDIANO

Dia Mundial do Turismo: ações da Prefeitura fortalecem o setor em Aracaju

Nesta terça-feira, 27 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Turismo, atividade econômica a qual a Prefeitura de Aracaju tem dedicado especial atenção, tanto pela importância para o desenvolvimento e geração de emprego e renda para os aracajuanos, quanto para aquecer os setores ligados a essa cadeia produtiva.

  Com ações de melhorias urbanas na cidade, construção de novos equipamentos turísticos, divulgação do destino, realização, apoio e captação de eventos, e capacitação de mão de obra, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) e demais órgãos da administração, tem realizado investimentos e ações com impacto direto para o fortalecimento da atividade turística na capital sergipana.

“Desde que retornamos à Prefeitura, em 2017, temos trabalhado diuturnamente para o fortalecimento do turismo, setor que julgamos fundamental para a nossa cidade. E, especialmente nos últimos anos, em virtude da pandemia da covid-19, enfrentada por todo o mundo e que trouxe prejuízos gigantescos ao turismo, intensificamos esse trabalho, com ações que vão além da divulgação da nossa capital em outros estados. De forma integrada, temos atuado em várias frentes, indo, desde a execução de obras de infraestrutura à realização de grandes eventos, que já se consolidaram no cenário nacional, a criação de um plano de estímulo ao desenvolvimento econômico para a geração de emprego e renda, até o apoio da gestão municipal a diversos eventos esportivos e de entretenimento. Tudo isso para que a cidade se projete, atraindo visitantes de todos os lugares, movimentado, assim, a nossa economia”, destaca o prefeito Edvaldo Nogueira..

Por meio de um cuidadoso Planejamento Estratégico, a gestão municipal promove melhorias na infraestrutura urbana com permanente trabalho de manutenção na malha viária da cidade; readequações e ampliações de ruas e avenidas; plantios de árvores para melhorar a qualidade de vida das pessoas e tornar a cidade mais bela e confortável; construção, reforma e conservação de equipamentos públicos, como parques, praças e orlas; limpeza e paisagismo em toda a cidade; e modernização de todo o parque de iluminação pública da capital com lâmpadas de LED, gerando, desta forma, mais eficiência e economia para o município e tornando a cidade mais iluminada e segura.

“Todos esses investimentos fazem de Aracaju uma cidade cada vez mais moderna para os seus moradores e um destino cada vez mais procurado no competitivo mapa do turismo nacional”, destaca o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga.

Divulgação

Para o secretário, além de Aracaju ser uma cidade organizada, “sempre elogiada por turistas”, tem recebido importantes investimentos em divulgação do destino, como o Termo de Fomento no valor de R$1 milhão firmado com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Sergipe (ABIH/SE) para divulgação de Aracaju no mercado nacional.

Outro destaque, segundo Jorge Fraga, na estratégia de divulgação do destino, é a participação de Aracaju em feiras nacionais de turismo. Em abril deste ano, a Semict participou da WTM Latin América 2022, em São Paulo; em maio, da BNT Mercosul, em Itajaí/SC; neste mês de setembro, da Abav Expo, em Olinda/PE; e para os próximos meses estão no calendário a BTM - Brazil Travel Market, em Fortaleza/CE, dias 20 e 21 de outubro; e Festuris, em Gramado/RS, dias 3, 4, 5 e 6 de novembro.

“São as mais importantes feiras de turismo do país, onde colocamos Aracaju entre os principais destinos turísticos nacional. Nelas, apresentamos nossos atrativos, conversamos com profissionais do mercado e realizamos rodadas de negócios. Recentemente participamos da ABAV Expo, em Olinda/PE, cerca de 26 mil pessoas participaram dessa feira e nós estávamos lá, mostrando que Aracaju tem atrativos diferenciados para conseguir atrair turistas em busca de destinos novos”, observa Jorge Fraga.

Eventos

Associado à divulgação do destino e com vistas a gerar demanda turística para toda a cadeia do setor, o turismo de eventos é um segmento que a gestão municipal tem contribuído com a realização, apoio e captação de eventos esportivos, entretenimento, sociais e corporativos.

Somente a Prefeitura de Aracaju realiza quatro grandes eventos de público ao longo do ano: Corrida Cidade de Aracaju (mais de cinco mil participantes na última edição); Forró Caju (mais de 200 atrações e mais de 50 mil pessoas por noite nos shows com artistas locais e nacionais); Natal Iluminado, transformando Aracaju na cidade-luz do Nordeste; e o tradicional Réveillon, na Orla da Atalaia, com shows musicais e queima de fogos de artifícios na virada do ano, um espetáculo de grande público e de forte impacto para o turismo.

“Além desses eventos realizados pela Prefeitura, temos apoiado também eventos privados. Em parceria com outros órgãos da administração, como a Emsurb e Sejesp, apoiamos eventos como o CasacorBrasil (evento da mais alta qualidade da arquitetura brasileira); ExpoVerão (feira multieventos, na Orla da Atalaia); Campeonato Nordeste de Kart; Brasil Sabor, considerado o maior festival gastronômico do país e recentemente o Festival do Caranguejo, realizado pela Semict em parceria com a Abrasel”, destaca Jorge Fraga.

Novo cartão-postal

Em breve, a Prefeitura de Aracaju entregará um novo equipamento de lazer e entretenimento para os aracajuanos e sergipanos, um novo cartão-postal para o turismo na capital: a Orlinha da Coroa do Meio.

A obra é realizada pela Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) com recursos do Ministério do Turismo (Mtur), aplicados por meio de um convênio entre a Semict e a Caixa Econômica Federal (CEF), no valor de R$4,1 milhões.

“Será mais um espaço de muita beleza em nosso litoral, um atrativo que se integra à Orla da Atalaia e à Orla Sul, formando uma extensão litorânea de importantes equipamentos turísticos, com a exuberância do nosso cenário natural com belas praias”, pontua Jorge Fraga.

Retomada do setor

Com todos os investimentos e ações realizadas pela Prefeitura de Aracaju, é visível o crescimento do turismo na capital e a recuperação econômica de segmentos ligados à cadeia produtiva. Números apresentados pela Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz) apontam que, em 2021, no acumulado de 12 meses, o setor hoteleiro apresentou crescimento de 42,6%, em relação a 2020.

Outro indicador que reforça a recuperação do turismo na capital é o aumento no volume de desembarques no Aeroporto Internacional de Aracaju – Santa Maria. Segundo dados da Aena Brasil, empresa concessionária que administra a unidade aeroportuária, no quadrimestre Maio/Junho/Julho/Agosto de 2022, o movimento de desembarque teve um aumento de 30,36% quando comparado ao mesmo período de 2021.

“Neste Dia Mundial do Turismo quero dirigir uma palavra de agradecimento e de otimismo a todos que trabalham pelo fortalecimento do turismo em nossa capital e Sergipe. Temos trabalhado muito e conseguido bons resultados. O trabalho segue, há muito o que fazer e a disposição da nossa gestão é avançar cada vez mais, sempre com o espírito de parceria, de união entre poder público e iniciativa privada”, resume Jorge Fraga.

 
 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.