Poder e Cotidiano em Sergipe
Dia dos Pais: CNDL e CDL projetam o pior resultado dos últimos cinco anos 24 de Julho 16H:29

Dia dos Pais: CNDL e CDL projetam o pior resultado dos últimos cinco anos

Varejo espera vendas tímidas e consumidor cauteloso. Segundo lojistas, juro alto encarece o crédito e inflação corrói o poder de compra

Os comerciantes brasileiros estão pouco otimistas quanto ao resultado das vendas do Dia dos Pais, comemorado no dia 11 de agosto, e aguardam um crescimento tímido de 1% sobre as vendas do ano passado.

 

Nos anos anteriores, as expansões foram de 3,78% (2013), 4,75% (2012); 6,86% (2011) e 10% (2010), de acordo com os registros do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas). O resultado leva em conta as vendas parceladas realizadas na semana que antecede o Dia dos Pais, entre 3 e 10 de agosto.


Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, a retração das vendas a prazo está sendo sentida pelos varejistas brasileiros, que no primeiro semestre de 2014, amargaram desacelerações em todas as datas comemorativas.


"Este ano a expectativa é de um crescimento de 1%. Apesar do incremento, estamos projetando um quarto do desempenho que tivemos no ano passado”, diz. Ele aponta como fatores a alta dos juros, que encarece o crédito, e a inflação elevada, que corrói o salário do consumidor. “São determinantes para deixar o brasileiro mais cauteloso", explica Pellizzaro Junior.


CDL/FCDL Sergipe- Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, 10, o ‘Dia dos Pais’ tradicionalmente movimenta os setores de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria.


Em Sergipe, as perspectivas permanecem as mesmas se comparada aos dados apresentados pelo SPC. De acordo com a FCDL e CDL/Aracaju, presididas por Gilson Figueiredo e Samuel Schuster, o comércio sergipano “tende a acompanhar esse ínfimo desempenho”, fato já registrado no ‘Dia das Mães e Namorados’, pontuam os líderes classistas.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.