Poder e Cotidiano em Sergipe
Delta tem declaração de inidoneidade restaurada 10 de Junho 6H:19

Delta tem declaração de inidoneidade restaurada

Em decisão publicada no Diário Oficial da União de ontem, a Controladoria-Geral da União (CGU) restaura a declaração de inidoneidade aplicada à empresa Delta Construções S/A, punida em 2012, por irregularidades encontradas durante a Operação Mão Dupla.



Em dezembro do ano passado, a Delta conseguiu liminar da Justiça para suspender os efeitos de inidoneidade aplicados pela CGU. No entanto, após julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que avaliou o mérito e a legitimidade da Controladoria em declarar uma empresa inidônea, ocorrido no dia 14 de maio de 2014, decidiu-se “insubsistente a medida liminar, cessando-se, assim, qualquer óbice legal contra a punição aplicada administrativamente à Delta Construções S/A”.


Por conta da restauração da declaração de inidoneidade da construtora Delta, a empresa passa a integrar novamente o Cadastro de Empresas Inidôneas e Suspensas – mantido pela CGU – e está proibida de firmar contratos com órgãos e entidades de toda a Administração Pública.


Operação Mão Dupla
Realizada em conjunto com a Polícia Federal, em 2010, a operação teve por objetivo reprimir crimes contra a administração pública federal no estado do Ceará. Durante as investigações, foi constatado que a Delta participava de esquemas ilegais – corrupção de servidores por meio de oferecimento de vantagens indevidas – em obras rodoviárias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).


O processo administrativo disciplinar para apurar a responsabilidade da construtora foi concluído em 2012, pela CGU, e demonstrou que a empresa “violou o princípio basilar da moralidade administrativa ao conceder vantagens injustificadas (propinas) a servidores do DNIT no Ceará”.


Fonte: Ascom/CGU

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.