Poder e Cotidiano em Sergipe
De forma planejada, Prefeitura assegura limpeza contínua dos canais de Aracaju 20 de Julho 17H:17
COTIDIANO | Por Max Augusto

De forma planejada, Prefeitura assegura limpeza contínua dos canais de Aracaju

Com o intuito de prevenir possíveis transtornos no sistema de drenagem da rede pluvial da capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju desenvolve, de maneira contínua, o trabalho de limpeza dos canais. O serviço, realizado pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), é desenvolvido a partir da utilização de três métodos.

Inserido na programação diária da Emsurb, ao ser realizado constantemente, o serviço de limpeza de canais tem proporcionado à cidade mais resiliência, sobretudo nos períodos de chuva intensa, garantido o devido escoamento da água, impedindo transtornos.

“Geralmente, esse trabalho é realizado no período que inicia a primavera, o verão e outono, para que no inverno a cidade esteja pronta para receber as chuvas, evitando alagamentos, inundação e, principalmente, transtornos para quem reside em Aracaju. Esse é um trabalho fundamental para deixarmos a rede de drenagem funcionando bem, garantindo assim a não incidência de alagamentos e transbordamentos no nosso município”, afirma o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas, as ressaltar a importância da limpeza constante dos canais.

Para fazer a limpeza do sistema de drenagem da rede pluvial, os agentes da Emsurb utilizam o método de limpeza manual, mecanizada e barragem. No método manual, as equipes entram dentro do canal para realizar a limpeza; no mecanizado, equipamentos de médio e grande porte que fazem a retirada dos resíduos, em um volume maior, desassoreando canais que podem ser revestidos ou não. Já no método de barragem, geralmente utilizado em canais onde os equipamentos não entram, faz-se um represamento da água e a limpeza manual ou mecânica dos resíduos ali encontrados. Esse método só é possível em canais revestidos.

Além da limpeza, de acordo com o diretor de Operações da Emsurb, Bruno Moraes, a empresa municipal faz acompanhamento do fluxo e retenção das águas nos canais do município. Alguns canais passam por um acompanhamento diário, a exemplo dos canais do Jardim Bahia, do Santa Lúcia, da Airton Teles, do Santa Maria, 17 de Março. Dessa forma, quando há risco de possível transbordamento ou retorno de galerias, as equipes realizam intervenções.

“Com a proximidade das chuvas, entramos no estado de monitoramento porque todo serviço de maior magnitude é feito no preparo para o período chuvoso. Nos canais que recebem influência de canais menores ou que estão interligados com rios, nós temos um acompanhamento e um serviço continuado de limpeza, seja pelo método manual, mecanizado ou de barragem”, conta o diretor de operações da Emsurb.

 

Da Agência Aracaju de Notícias

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.