Poder e Cotidiano em Sergipe
Danielle Garcia quer criar 22 de Setembro 14H:55
PODER | Por Max Augusto

Danielle Garcia quer criar "prefeituras regionais" em Aracaju

“Vamos descentralizar a gestão municipal aproximando-a da comunidade”, afirma candidata

Uma administração que aproxime cada vez mais a população do poder público na busca de soluções para os problemas de Aracaju, focando nas demandas de cada bairro. Esse é o modelo que será implantado pela candidata Danielle Garcia em uma possível gestão da capital sergipana, estabelecendo diretrizes para a melhoria da qualidade e acesso ao serviço público.

Todo o planejamento está detalhado em seu plano de governo – que inclui a criação de Prefeituras Regionais.

Danielle Garcia acredita que a crise de credibilidade dos entes públicos e a frequente demonstração de desinteresse e baixa participação da sociedade na discussão das questões que envolvem a cidade demonstram claramente a necessidade de uma mudança de paradigma.

“É preciso fortalecer a participação política da população. Por isso, vamos descentralizar a gestão municipal, aproximando-a da comunidade, tanto de forma presencial, quanto de forma digital, por meio de ferramentas de inovação. Vamos estabelecer diretrizes para a redução dos prazos nas demandas apresentadas. Uma prefeitura eficiente precisa dar resposta rápida para a população, não espera para trabalhar no ano da eleição", destaca a candidata.

Prefeituras regionais
Uma das medidas que devem ser adotadas para concretizar esse objetivo é a implantação de Prefeituras Regionais, modelo já executado em outras localidades, com a descentralização da gestão da manutenção da infraestrutura da cidade, bem como prestação de serviços básicos. “Junto a isso, será implementado o sistema de avaliação digital de todos os serviços da Prefeitura. Esse feedback é essencial, pois a satisfação da população é o grande objetivo da gestão pública", detalha.

Para garantir a eficiência e resultado das ações, Danielle Garcia afirma que será preciso despolitizar a prestação de serviços e implantar mecanismos de fiscalização e controle que garantam a qualidade das entregas e a otimização do gasto público. “A gestão pública que vamos implementar em nossa capital vai adotar critérios técnicos com embasamento em dados e evidências para solucionar os problemas e melhorar a vida das pessoas efetivamente. Atualmente o que temos é um modelo de gestão voltado para beneficiar os amigos do gestor, onde o critério é meramente eleitoral”, esclarece.

Saúde
Como porta de entrada do cidadão no sistema de Saúde, as unidades básicas precisam estar em pleno funcionamento. Partindo dessa premissa, um Danielle Garcia estabeleceu como uma das prioridades de sua gestão o fortalecimento destas unidades, popularmente chamadas de “postos de saúde”, ampliando a o número de equipes do Programa Saúde da Família.

“Expansão e qualificação da Estratégia de Saúde da Família complementada pela implantação de Unidades Básicas de Saúde de base territorializada. Cada unidade contará ainda com um núcleo de atenção psicológica. Também vamos ampliar a rede de atendimento de emergência, com a implantação de uma Unidade de Pronto-Atendimento na Zona de Expansão de Aracaju”, ressalta.

Infraestrutura e saneamento
Entre as diretrizes apontadas no plano de governo de Danielle Garcia está a promoção eficiente da ampla cobertura dos serviços de saneamento básico (drenagem e coleta de lixo), iluminação pública e equipamentos públicos, proporcionando melhores condições de vida à população.

“Através do Programa Bairro Urbanizado, por exemplo, serão implantados equipamentos coletivos e ações de infraestrutura e saneamento básico, inclusive com a modernização da iluminação pública. Os bairros periféricos terão prioridade, uma vez que são os que mais necessitam de atenção do Poder Público”, salienta.

Esporte e Lazer
No tocante ao esporte e lazer, haverá requalificação das praças com manutenção e/ou implantação de equipamentos para prática esportiva. “Queremos incentivar o lazer e o esporte amador nas comunidades e a prática de atividade física. Para isso, serão lançados editais para projetos esportivos, além do Programa Esporte e Lazer”, afirma a candidata.

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.