Poder e Cotidiano em Sergipe
Dados de celulares mostram pico de gente nas ruas durante natal, ano novo e carnaval 4 de Março 13H:31
COTIDIANO | Por Max Augusto

Dados de celulares mostram pico de gente nas ruas durante natal, ano novo e carnaval

Informação pode ajudar a explicar aumento no número de casos da covid-19 em Sergipe

As informações sobre o deslocamento de celulares dos sergipanos confirmam o que todo mundo viu: muita gente foi para a rua nos feriados de natal, ano novo e carnaval. O fenômeno se repetiu em várias partes do país, conforme revela reportagem publicada hoje pelo jornal O Globo, e essa exposição pode explicar o aumento no número de casos da covid-19 que está sendo registrado hoje.

O rastreamento anônimo de aparelhos celulares é feito pelo Google e os dados de todos os estados foram compilados pelo jornal carioca.

Em Sergipe também foi registrado aumento da presença de pessoas em áreas públicas. No dia 1º de janeiro houve um pico de circulação nos parques e praias – um aumento de 12,3%. O número de pessoas nestes locais foi próximo ao do que era registrado antes da pandemia.

Após a virada do ano houve queda na presença de pessoas nestas localidades, mas a circulação voltou a aumentar no período do Carnaval (confira o gráfico).

O número de cidadãos que permaneceram em suas residências também registrou queda, conforme também se verifica no gráfico abaixo – houve um aumento de 7,2% em relação à semana anterior, mas na comparação com os números de todo o ano, diminuiu a quantidade de pessoas que optaram por ficar em casa.

Os gráficos mostram ainda que houve um aumento contínuo no comparecimento aos locais de trabalho – da mesma forma que vem acontecendo em áreas de lazer e bares (que estão incluídos na categoria varejo).

Infectologista ouvido pela reportagem ainda destacou que com a presença de novas variantes do coronavírus, o risco de infecção após as aglomerações é ainda maior.

 

Clique e confira aqui a reportagem completa.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.