Poder e Cotidiano em Sergipe
Crime ambiental: João Daniel cobra do governo federal medidas urgentes para identificar culpados 8 de Outubro 17H:03
PODER | Por Max Augusto

Crime ambiental: João Daniel cobra do governo federal medidas urgentes para identificar culpados

Durante a sessão do Congresso Nacional, nesta terça-feira, dia 8, o deputado federal João Daniel (PT/SE) denunciou o crime ambiental que vem atingindo o litoral do Nordeste e desde a última sexta-feira chegou às praias do estado de Sergipe.

Manchas de óleo ainda de origem não identificada têm chegado a uma longa extensão de praias na capital e alguns municípios do interior sergipano, causando danos ambientais ainda incalculáveis.

No último sábado, o deputado João Daniel, acompanhado pelo senador Rogério Carvalho (PT) e o vereador Camilo Lula (PT), de Aracaju, visitou a praia de Atalaia, onde pode observar o alcance das manchas.

O parlamentar petista denunciou na tribuna do Congresso que as manchas começaram a aparecer no litoral há 30 dias e até então o governo federal, através do Ministério do Meio Ambiente, ainda não havia se manifestado.

“Não podemos admitir que o governo federal não tenha as informações. A Marinha tem as informações, sabe os navios que passam pela rota do petróleo, de quais empresas passaram. É preciso ser descoberto qual foi o acidente que houve, quem causou esse acidente que levou à contaminação de petróleo nas praias da região Nordeste”, afirmou o parlamentar.

João Daniel registrou que o dano ambiental já atinge as praias do Maranhão à Bahia.

“No estado de Sergipe, praticamente todas as praias estão afetadas, em especial a nossa praia da capital, a Atalaia. Foram encontradas várias tartarugas marinhas mortas, atingidas pelo óleo, a Reserva Santa Isabel, do Projeto Tamar, também foi atingida pelas manchas de óleo, e a soltura de filhotes de tartaruga marinha teve que ser suspensa”, relatou o deputado.

Ele lamentou que somente depois de 30 dias o governo federal tenha se pronunciado e determinado a apuração para punição dos responsáveis por este crime.

“Aproveito para parabenizar todas as equipes de Sergipe, coordenada pela Adema e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente pelo trabalho e pelo empenho, pelo compromisso com a natureza e com a defesa da nossas praias, pelo cuidado possível, apesar de ter sido, segundo as autoridades estaduais, o mais grave crime ambiental já registrado na história do Estado de Sergipe”, disse, ao lamentar profundamente o que está ocorrendo.

Segundo o deputado, o país vive o reflexo de uma política ambiental comprometida com o grande capital e as grandes empresas, sem nenhum respeito à questão ambiental, que vem sido demonstrada por este governo.

“Este é um governo sem nenhum compromisso ambiental, com um ministro que presta serviço como ministro das grandes mineradoras. Esperamos que todas as medidas cabíveis neste crime sejam tomadas. Este é um crime ambiental cometido no Nordeste, prejudicando toda região, com danos incalculáveis”, declarou João Daniel.

 

Da Assessoria Parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.