Poder e Cotidiano em Sergipe
Covid: crianças mais pobres morrem mais 18 de Dezembro 5H:01
COTIDIANO

Covid: crianças mais pobres morrem mais

Mortes de crianças e adolescentes provocadas pelo novo coronavírus são consideradas pouco comuns. Mas os impactos da doença em pessoas dessa faixa etária podem variar de acordo com as realidades sociais. Foi o que pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) buscaram entender por meio de um novo estudo epidemiológico com abrangência nacional.

O artigo, que estimou as taxas de incidência e mortalidade em crianças e adolescentes brasileiros e as relações com as desigualdades socioeconômicas, de acordo com a localização geográfica, foi publicado, no último sábado, 12, na revista Public Health.

A partir de dados das secretarias de saúde dos 26 estados e do Distrito Federal, o estudo avaliou os índices de contaminação e mortes de indivíduos entre 0 e 19 anos.

Esses números foram associados às disparidades sociais por cada região do Brasil, por meio do Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e o Índice de Gini (IG). Os dois índices variam de 0 a 1, e os valores mais altos representam maior grau de desigualdades.

Até o dia 3 de setembro deste ano, o Brasil acumulou 335.279 casos de pessoas entre 0 e 19 anos diagnosticadas com o novo vírus respiratório, ou seja, 8,4% do total de registros no país, com incidência de 559 a cada 100 mil habitantes.

No período analisado, 800 crianças morreram com o diagnóstico da doença contagiosa, o que representa menos de 1% dos óbitos relacionados à infecção no território brasileiro.

As maiores taxas de incidência, de acordo com o levantamento, estão nas regiões Norte (1.015 casos a cada 100 mil habitantes) e Centro-Oeste (711 casos a cada 100 mil habitantes). Já as maiores taxas de mortalidade são encontradas nas regiões Norte (3 casos a cada 100 mil habitantes) e Nordeste (2 casos a cada 100 mil habitantes).

Líder da publicação, o professor do Departamento de Educação em Saúde e coordenador do Laboratório de Patologia Investigativa da UFS, Paulo Ricardo Martins Filho, destaca que o novo estudo epidemiológico identificou “significativa” correlação entre as taxas de mortalidade e indicadores socioeconômicos estaduais. “Os estados com piores condições, piores indicadores, são aqueles que tiveram maiores taxas de mortalidade para covid-19 nesse grupo de crianças e adolescentes”, afirma Martins.

O pesquisador ainda ressalta que “embora exista evidência de que a proporção da covid-19 em crianças e adolescentes seja, relativamente, baixa, e de que as mortes sejam incomuns, os piores desfechos relacionados à doença não são somente o resultado de características clínicas individuais, havendo uma forte influência das condições socioeconômicas no comportamento da covid-19 também para essa faixa etária”. O professor ainda frisa que “Sergipe não foge à regra desse cenário”.

Paulo Martins cita também o conceito de sindemia, que se refere à combinação de diversos fatores que potencializam o desfecho negativo de determinadas doenças, como precárias condições de moradia e saneamento básico. “Em resumo, nós estamos falando da interação de fatores biológicos, sociais, econômicos e políticos que contribuem de forma sinérgica para pior desfecho em relação à covid-19 no país”, diz.

Martins ainda menciona um estudo, desenvolvido no âmbito do projeto EpiSergipe, que relacionou a taxa de letalidade em Aracaju à condição de vida da população a partir de fatores, como educação, moradia e renda. “Dentro desse contexto de sindemia, nossos trabalhos sugerem que abordagens puramente biomédicas são falhas, sendo necessário reverter as disparidades sociais e econômicas existentes no Brasil.”

“Nós não podemos esquecer que, mesmo com a disponibilidade da vacina, há mais um vírus circulando entre nós, com uma alta capacidade de transmissão e que afeta de maneira desproporcional as populações mais vulneráveis do país”, complementa.

A professora do Departamento de Direito da UFS e subcoordenadora do Projeto EpiSergipe, Karyna Sposato, acrescenta que não só os fatores e características individuais agravam a doença, mas também a inexistência de políticas públicas e equipamentos de saúde acessíveis a todos. “Essa não é uma novidade, mas confirma, no caso da covid-19, que as precárias condições de saneamento básico, de baixo acesso à água tratada e as precárias condições de higiene parecem ser um fator de risco muito determinante no agravamento da pandemia”, destaca a pesquisadora.

Sposato enfatiza a necessidade de políticas públicas para superação dos problemas estruturais e sociais. “Temos que trabalhar pela melhoria dessas condições de saneamento básico, de água tratada, de políticas públicas, porque, nessas regiões onde os índices de contágio e mortalidade são maiores, também são aquelas que têm os piores índices de desenvolvimento humano, os piores coeficientes de distribuição de renda e os piores indicadores socioeconômicos.”

O estudo foi elaborado em parceira com pesquisadores do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA).

Leia aqui o artigo, na íntegra

Fonte: Ascom/UFS

Foto: UNICEF/BRZ/Giacomo Pirozzi

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.