Poder e Cotidiano em Sergipe
Covid-19: cerca de 58 mil pessoas estão com vacinação atrasada em Aracaju 6 de Dezembro 16H:22
PODER | Por Max Augusto

Covid-19: cerca de 58 mil pessoas estão com vacinação atrasada em Aracaju

Apesar de 80,8% da população aracajuana estar em dia com a segunda dose da vacina contra covid-19 na capital sergipana, 57.856 pessoas permanecem sem completar o calendário vacinal. Diante disso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), segue promovendo diversas ações para incentivar a população a buscar a segunda dose, entre elas a vacinação em algumas escolas municipais e o carro da vacina.

“Mas mesmo com diversas ações, nada adianta se as pessoas não criarem consciência e completarem o ciclo vacinal. São 8.553 pessoas que ainda faltam tomar a segunda dose [D2] da AstraZeneca e 8.998 da CoronaVac. Mas o caso mais preocupante é com as pessoas que precisam tomar a D2 da Pfizer: 40.305 precisavam completar o esquema vacinal até 3 de dezembro e não compareceram. Isso representa um absenteísmo de 20,26% apenas deste imunizante, e de 11,28% considerando todas as vacinas”, alerta o coordenador de imunização de Aracaju, Yuri Belchior.

Desde o dia 1º de dezembro, o carro da vacina está visitando os bairros onde o índice de D2 está menor. Até o momento, 858 vacinas foram aplicadas e três bairros foram visitados durante esta ação. Os primeiros bairros visitados foram 17 de Março, Porto Dantas e Lamarão.

Esta semana o carro estará no bairro Soledade (Quadra do Loteamento Bomfim, dia 6); no bairro Coroa do Meio (Fundat ao lado da Associação de Pescadores, dia 7); no bairro Japãozinho (Praça Jetimana, dia 9); e no bairro Santos Dumont (praça aos fundos do Sesi, dia 10).

Já a programação da vacina nas escolas segue nos três turnos (manhã, tarde e noite, com exceção da terça, 7) e contemplará oito escolas municipais até a próxima sexta-feira, dia 10. Nestaa segunda, 6, as equipes estão nas Emefs Deputado Jaime Araújo e Manoel Bomfim; no dia 7, nas Emefs Anísio Teixeira e Professor Florentino Menezes; na quinta, 9, nas Emefs Olga Benário e Oviêdo Teixeira; e na sexta, 10, nas Emefs Presidente Tancredo Neves e Presidente Vargas.

Cada escola encaminha a solicitação da autorização aos pais ou responsáveis e, mediante a permissão, a imunização é realizada na escola para estudantes matriculados com idade a partir de 12 anos. Além dessas estratégias, a vacinação continua no drive-thru do Parque da Sementeira e em 44 UBSs da capital.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.