Poder e Cotidiano em Sergipe
Cota de cargos comissionados para pessoas com deficiência deve ser votada hoje 21 de Junho 7H:32
COTIDIANO

Cota de cargos comissionados para pessoas com deficiência deve ser votada hoje

O Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº1/2018, que institui cota mínima de 1% dos cargos comissionados da Prefeitura de Aracaju para pessoas com deficiência, deve entrar hoje na pauta da Câmara Municipal.

O requerimento de urgência foi protocolado pelo autor da propositura, vereador Lucas Aribé (PSB), e aprovado por unanimidade.

O projeto de emenda à Lei Orgânica foi protocolado no dia 3 de março deste ano e até hoje não havia entrado na pauta.

“Conseguimos a assinatura de 16 parlamentares e só são necessárias oito assinaturas para tramitar. Mesmo assim, chegamos ao dia 19 de junho e nada. Isso é um absurdo. Têm projetos de alguns vereadores que “dormem” nesta Casa, uma prática lamentável, pois muitos dizem que não fazem juízo de valor, política partidária, mas fazem sim. É por isso que precisei entrar com requerimento de urgência”, explica Aribé.

“Nós soubemos votar às pressas e estamos votando o projeto de lei do Poder Executivo que garante 10% de vagas em concursos da Prefeitura para afrodescendentes. E é bom lembrar que eu não só votei a favor do projeto, como da emenda que aumentaria a cota para 20%. Mas, ao mesmo tempo, não tivemos a mesma agilidade para votar o projeto de emenda à Lei Orgânica que beneficia pessoas com deficiência da mesma forma. Faço o comparativo apenas para mostrar a diferença no trato e no posicionamento de parte dos colegas. Quando é do Executivo, tem que votar rápido”, critica Lucas.

O autor ressaltou ainda que a emenda à Lei Orgânica independe de quem seja o prefeito de plantão.

“Não é possível que pelo menos 1% dessas indicações para os cargos comissionados não possa ser destinado às pessoas com deficiência, cidadãos e cidadãs que têm condições, competência, formação para trabalhar e podem exercer uma função no poder público. É quase impossível um gestor contratar uma pessoa com deficiência, por isso, entrei com requerimento de urgência e peço o apoio desta Casa”, finaliza Lucas.

*Com informações da Assessoria do parlamentar

Foto: Ascom/Lucas Aribé

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.