Poder e Cotidiano em Sergipe
Corte de 30% dos comissionados consta nas medidas de contenção de despesas publicadas no Diário Oficial 5 de Fevereiro 19H:12
PODER

Corte de 30% dos comissionados consta nas medidas de contenção de despesas publicadas no Diário Oficial

O governo do Estado dá continuidade às medidas para redução dos gastos com custeio e despesas com pessoal no âmbito da administração pública estadual, conforme anúncio recente feito pelos secretários Rosman Pereira (Planejamento, Orçamento e Gestão) e Josué Passos Subrinho (Fazenda).

O Diário Oficial do Estado de hoje publicou decreto nº 30.958 , com algumas das medidas anunciadas.

Entre as medidas implementadas a partir de 1º de fevereiro, estão a redução de 30% dos cargos comissionados e função de confiança por órgão e entidade da administração pública estadual, tendo como parâmetro o valor despendido a esse título no mês de dezembro de 2017.

Além disso, todas as comissões e os grupos de trabalhos técnicos em vigor devem ser revistos quanto à quantidade de integrantes e valores pagos a título de UFP/SE (Unidade Fiscal Padrão do Estado de Sergipe), de modo que essa despesa, por órgão ou entidade, possa ser reduzido em no mínimo 50%.

Ainda de acordo com o decreto, fica suspenso, a partir deste mês de fevereiro, o pagamento de despesa com horas extras ou adicionais de prorrogação de expediente aos servidores, ressalvadas as hipóteses de imperiosa necessidade, cuja autorização deverá ser concedida por ato do secretário chefe da Casa Civil.

As despesas com gratificações discricionárias, vinculadas à lotação do servidor ou empregado público, por órgão e entidade da administração pública estadual, devem ser imediatamente reduzidas em no mínimo, 30%.

A partir deste mês, haverá redução das seguintes despesas de custeio: no mínimo 30% de gastos com custeio com diárias, passagens, telefonia e alugueis de veículos e no mínimo 25% de gastos decorrentes de contratos objeto de terceirização de serviços e mão-de-obra, além de no mínimo 20% de gastos com combustíveis.

Também como medidas de contenção estão suspensas, imediata e temporariamente, as despesas relativas às atividades com cursos seminários dentro e fora do estado, englobando gastos com diárias, passagens, inscrições, ressalvados os casos cujo ônus seja suportado por fontes de recursos de convênios. Assim como o horário de funcionamento dos órgãos e entidades da administração pública estadual das 7h às 13h.

Para o secretário Rosman Pereira, essas medidas são um esforço que o governador Jackson Barreto está fazendo frente às despesas do Estado, visando normalizar o pagamento dos salários dos servidores públicos e dos inativos.

“As medidas que estão sendo adotadas agora vão levar algum tempo para surtir os efeitos necessários. Somado a isso, o governo espera a recuperação da economia para melhorar a arrecadação do Estado nesse momento de grave crise econômica”, frisa Rosman.

*Com informações da Agência Sergipe de Notícias

Foto: Victor Ribeiro/Seplag

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.