Poder e Cotidiano em Sergipe
Cooperação técnica beneficiará três mil produtores do semiárido sergipano 18 de Maio 6H:52

Cooperação técnica beneficiará três mil produtores do semiárido sergipano

Três mil pequenos produtores sergipanos serão beneficiados com a distribuição de sementes e mecanização da lavoura, oriundas de um investimento de R$ 5.093.700 feito pelo Governo de Sergipe.

 

Isso será possível através do Termo de Cooperação Técnica assinado ontem entre a Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), a Secretaria de Estado Agricultura do Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).
 

A Seidh disponibilizará os recursos por meio do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Facep) para os programas voltados à preparação do solo e à distribuição de sementes graníferas, hortaliças e essências florestais, tendo em vista a prestação de assistência aos pequenos agricultores familiares, que se encontram em situação de vulnerabilidade social.  Segundo a secretaria Marta Leão, a parceria é fundamental para melhorar a vida desses trabalhadores rurais.

 

“Ficamos muito gratificados em assinar mais esse termo em benefício dos nossos pequenos produtores. Depois do programa de incentivo à produção de palma forrageira, essas duas cooperações vêm para complementar a atuação conjunta desses três órgãos no sentido de favorecer esses sertanejos que, com tanta garra, levam dignamente a sua vida no campo”, pontua a secretária.
 

De acordo com o secretário da Agricultura, Esmeraldo Leal, a parceria entre as secretarias já está consolidada. “Acabamos de assinar mais uma vez esse convênio envolvendo a Seidh, a Seagri e a Emdagro. Hoje, especificamente, nós tratamos a respeito de mecanização e sementes - dois programas extremamente importantes, que estão atrelados ao Programa Garantia Safra. Com isso, a gente passa a ter condições efetivas de liberar as horas-máquinas para o semiárido sergipano, região que precisa de grande apoio do Estado”, explica.


 
A Emdagro ficará responsável pelo gerenciamento e acompanhamento dos serviços, e pela assistência técnica. Por isso, o diretor-presidente Jefferson de Carvalho considera que a atuação é imprescindível para o trabalho dos pequenos agricultores.

 

“Esse é o prosseguimento de um programa de sucesso que está fortalecendo a agricultura familiar, que hoje é responsável por quase 90% das propriedades de Sergipe. O Governo do Estado mostra sua preocupação com esses trabalhadores. Através da liberação dos recursos, poderemos fazer a distribuição de sementes, contratação dos serviços de tratores, demais máquinas e operadores. Sem esse recurso não teríamos condições de chegar a tanto”, conclui Carvalho.

 

ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.