Poder e Cotidiano em Sergipe
Contrato do Estado com a Fundação Hospitalar é prorrogado por mais um ano 29 de Janeiro 9H:00
PODER

Contrato do Estado com a Fundação Hospitalar é prorrogado por mais um ano

Acordo foi firmado em audiência no Ministério Público Federal em Sergipe e prazo é improrrogável

O Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE) firmou o quarto acordo judicial com a Secretaria Estadual de Saúde (SES) em ação civil pública que questiona o contrato do Estado com a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS).

No ajuste, decidiu-se pela última prorrogação do contrato, que terá validade até 31 de março de 2019. Este prazo é improrrogável.

O procurador regional dos Direitos do Cidadão, Ramiro Rockenbach, afirmou que o período será usado para negociação de uma solução sobre os funcionários da FHS, que atualmente trabalham nas unidades de saúde.

"Ao longo do processo, os acordos foram garantindo que o governo do estado retomasse a gestão administrativa do sistema de saúde pública. Atualmente, a relação da FHS com o estado é a gestão de pessoal", explicou o procurador.

Essa relação entre governo estadual e a fundação é uma das condicionantes do acordo judicial, que determina que a Secretaria de Saúde é a responsável por toda a gestão das unidades de saúde do estado de Sergipe, inclusive no suprimento de materiais e medicamentos.

Além disso, até o fim do contrato, o governo só poderá transferir para a FHS recursos para pagamento de despesas de pessoal, encargos e outras despesas de caráter provisório.

O termo de audiência determina ainda que a Secretaria de Saúde inclua, na prestação de contas bimestral que faz à Comissão de Gestão da Saúde, um relatório detalhado da implantação das melhorias de gestão incluídas no primeiro acordo judicial do processo, assinado em 4 de dezembro de 2015.

Segundo o procurador Ramiro Rockenbach, esta é uma das medidas de ajuste final necessárias para que o processo “chegue a termo, seja pelo cumprimento do acordado, seja pelo encerramento da instrução processual e prolação de sentença, caso se mostre necessário”.

*Com informações do MPF/SE

Foto: Ascom MPF/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.