Poder e Cotidiano em Sergipe
Contrato assinado entre TAG e Celse aumentará oferta de gás em Sergipe 14 de Junho 16H:11
PODER

Contrato assinado entre TAG e Celse aumentará oferta de gás em Sergipe

Solenidade de assinatura aconteceu na tarde desde segunda-feira, 13, em Aracaju

O Governo do Estado tem trabalhado para o novo momento que o setor do óleo e gás representará para a economia de Sergipe. Dessa forma, a tarde desta segunda-feira (13) foi marcada pela Assinatura do Contrato de Conexão de Acesso para interligação do Terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL) das Centrais Elétricas de Sergipe (Celse) com a rede Transportadora Associada de Gás (TAG), no hotel Del Mar. Além de trazer oportunidades de novos negócios, o firmamento deste acordo representa uma importante fonte de receitas tributárias para o estado.

O terminal de GNL da Celse possui uma capacidade de regaseificação de 21 milhões de m³ por dia, enquanto a térmica consome 6 milhões de m³ por dia de gás natural, quando despachada. A partir deste contrato, a TAG será responsável pela implementação de um gasoduto de aproximadamente 25 km e 24 polegadas de diâmetro e das infraestruturas de acesso necessárias, para conectar o Terminal à Rede de Transporte de gás natural da TAG, ao passo que a Celse ficará responsável pelo pagamento mensal de uma Tarifa de Conexão a partir da entrada em operação do gasoduto, ao longo de 30 anos, para remunerar os investimentos que serão realizados pela TAG.

O secretário do Estado do Desenvolvimento Econômico, José Augusto Carvalho, representou o Governo do Estado no evento e destacou que o momento é de celebrar. “É muito importante a presença de todos. Esse acordo traz inúmeras oportunidades de novos negócios, tanto na forma de suprimento, como também para possibilitar o atendimento de consumidores livres que podem fazer aquisição do próprio gás, através do terminal de GNL”, disse.

Já o superintendente executivo da pasta, Marcelo Menezes, explicou que esse gasoduto terá uma extensão de 25 km e cruzará os municípios da Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas e Rosário do Catete. “Esses municípios fazem a interligação com a malha nacional de transporte. A partir desta conexão, será possível, através do terminal de GNL, fazer injeções no sistema de transporte, podendo suprir não só estado de Sergipe, mas todas as regiões que são atendidas pela TAG, especialmente a região Nordeste, que está mais próximo”, completou.

Mercado

Dentro do contexto do programa Novo Mercado de Gás Natural, esta parceria é importante para viabilizar a realização da visão da Celse em ser o principal polo de energia e gás do Brasil, referência nacional em sustentabilidade, segurança e confiabilidade.

O diretor presidente da Celse, Glauco Campos, destacou o trabalho incansável do Governo do Estado e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia e disse que o momento celebra o aproveitamento de uma grande oportunidade. “A conexão do Terminal de GNL com a Rede de Transporte da TAG irá possibilitar a criação de uma série de novos negócios em gás e energia a partir do estado de Sergipe, que poderá se transformar no maior polo do segmento do Brasil. A partir de 2024, quando o gasoduto estará em plena operação comercial, a Celse terá capacidade de disponibilizar até 14 milhões de m³ por dia de gás natural à Rede de Transporte TAG”, relatou.

De acordo com o diretor presidente da TAG, Gustavo Labanca, a assinatura deste acordo representa um importante avanço no processo de abertura e expansão do mercado de gás natural. “Aqui no estado de Sergipe, temos uma malha em torno de 250 km, ao fazer essa conexão de 25%, significa aumentar 10% da nossa capacidade. Mas, mais importante que isso, é ter uma nova fonte de suprimento de gás, que não estava conectada, estava atendendo apenas uma termoelétrica, e que poderá atender outros estados e todo mercado sergipano. Esse é o principal mérito do projeto”, pontuou.

O deputado federal por Sergipe e relator da Lei do Gás, Laércio Oliveira, prestigiou o evento e pontuou que esta conexão vai proporcionar o início de um projeto transformador para o estado. “A construção dessa malha de dutos irá levar o gás e preparar o estado para o que acontecerá nos próximos anos. Temos uma expectativa muito positiva. Imagine daqui a quatro anos podermos assistir jorrar na nossa costa, através desse duto, mais 21 milhões de m³ que virão do Sergipe Águas Profundas. Aguardamos isso com muita expectativa, mas para que isso aconteça, precisamos preparar o estado agora”, concluiu.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.