Poder e Cotidiano em Sergipe
Conselheiro vê como 5 de Outubro 7H:44
PODER

Conselheiro vê como "estarrecedores" o gasto com pessoal nos municípios sergipanos

O excesso de gastos com pessoal nos municípios sergipanos voltou a ser debatido pelo colegiado do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE).

Desta vez, o conselheiro Clóvis Barbosa apresentou comparativo com os demais Estados do país, concluindo que, proporcionalmente, Sergipe é um dos que se encontram em pior situação.

“Estamos nos debruçando sobre aquela questão dos gastos com pessoal dos municípios sergipanos e os dados que encontramos até agora são estarrecedores”, ressaltou o conselheiro, lembrando que todo o colegiado do TCE/SE tem se debruçado sobre a matéria, alertando municípios e considerando esse aspecto na análise das contas.

Antes de citar números dos demais Estados, o conselheiro lembrou recente levantamento feito pela Corte sergipana, com dados de 2017, indicando que 67 dos 75 municípios sergipanos (ou seja, 89% deles) descumprem o limite de gastos com pessoal previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que é de 54% da receita corrente líquida.

"Para que se tenha uma ideia, segundo estudo feito pelo TCE de Pernambuco, a média nacional de municípios que estão acima do limite total de gastos com pessoal é de, aproximadamente, 32,6%", comentou Clóvis Barbosa, que tem reunido esses dados juntamente com o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello.

Outro paralelo feito pelo conselheiro foi em relação à cidade do Rio de Janeiro, onde, no ano passado, ocorreram situações de servidores recebendo cestas básicas para sobreviver, por conta do atraso de salários.

"Verificamos que o percentual de gastos com pessoal lá fechou de 57% da RCL no ano passado, ou seja, uma situação muito menos devastadora do que a gigantesca maioria dos municípios sergipanos", pontuou Clóvis.

O comparativo indica que as regiões com menor número de municípios em situação crítica são o Sul (10%), seguido pelo Sudeste (11%), Centro-Oeste (35%) e, na ponta, o Norte (com 53%) e o Nordeste, onde 54% dos municípios extrapolam o limite máximo.

"Serão necessárias medidas duras, revisão de legislações, de incorporações, do quantitativo de cargos dos municípios. Mas, se isso não for feito, muito em breve, o nosso estado irá parar e os cofres secarão por completo", concluiu Clóvis Barbosa, acrescentando que, na absoluta maioria desses municípios, mesmo se forem exonerados todos os cargos em comissão (algo que comumente é levantado pelos Sindicatos), o limite irá continuar extrapolado.

*Com informações da Ascom/TCE/SE

Foto: Ascom/TCE/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.