Poder e Cotidiano em Sergipe
Confira o que é necessário para votar 23 de Outubro 0H:46

Confira o que é necessário para votar

No próximo domingo, 26 de outubro, os sergipanos irão às Urnas escolher o Presidente da República. O Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) lembra aos eleitores os documentos necessários para votar, bem como o que é permitido e proibido no dia do Pleito, para que exerçam seu direito de voto com tranquilidade.

Para votar, é necessário que o cidadão apresente um documento oficial com foto, como carteira de identidade, certificado de reservista, carteira de trabalho ou habilitação, passaporte ou identidades funcionais reconhecidas por lei. A apresentação do título eleitoral não é obrigatória, mas é sempre bom lembrar que dele constam dados necessários, como a Zona e a Seção.


O TRE/SE alerta que algumas seções foram alteradas para uma melhor distribuição de eleitores. Para consultar a relação dos locais de votação que foram alterados para o segundo turno das Eleições 2014, clique aqui.


A votação acontecerá das 8h às 17h. Este Tribunal ressalta que o horário da votação é local, sendo assim não seguirá o horário de verão. Os eleitores devem ficar atentos para não perderem a votação.


Permitido/Proibido
No dia do Pleito, algumas práticas são permitidas e outras proibidas. De acordo com a Lei das Eleições, é permitida a manifestação individual e silenciosa do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.


É proibido qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos; é vedada, até o término da votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bem como bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos. Neste dia também é vedado, no recinto da cabine de votação, o uso pelo eleitor de aparelho de telefonia celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.


Os fiscais de partidos, nos trabalhos de votação, não poderão fazer o uso de vestuário padronizado, sendo-lhe permitido tão somente o uso de crachás com o nome e a sigla do partido político ou coligação.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.