Poder e Cotidiano em Sergipe
Confira o índice de infestação do Aedes Aegipty em cada bairro de Aracaju 26 de Novembro 7H:21

Confira o índice de infestação do Aedes Aegipty em cada bairro de Aracaju

Até o momento, são 10 casos confirmados de Chikungunya no município de Aracaju, foram realizadas 300 coletas de sangue para sorologia, sendo 158 não reagentes, 132 foram positivos para Dengue e 10 para Chikungunya.


Buscando minimizar o número de casos, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Programa Municipal de Controle da Dengue, tem investido em diversas ações, intensificação nas visitas domiciliares, aplicações de inseticidas pelo carro fumacê, capacitação de médicos e enfermeiros para melhor identificação dos casos suspeitos.


A SMS está também intervindo nas escolas das áreas que tem apresentado maior concentração de casos para orientar os alunos sobre qual a maneira de combater o Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e febre chikungunya).
 

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Raulina Gomes, este trabalho tem sido intensificado para afastar qualquer risco de epidemia.


"Tivemos uma grande capacitação em junho com todos os nossos agentes de endemias, mostrando como eles devem proceder quanto às dúvidas dos cidadãos e eliminação de focos. Agora em outubro, capacitamos nossos médicos e enfermeiros para tratar essas doenças, dentro das unidades da rede municipal de saúde. Temos também os trabalhos, durante a semana, dos agentes de endemias sempre monitorando os bairros, e para completar as ações continuamos realizando as forças tarefas nos finais de semana, para intensificar as regiões mais preocupantes", explicou.
 


Raulina pontuou ainda que para manter o controle do mosquito, os agentes de endemias trabalham com o “fumacê-costal”, onde aplicam produtos químicos em locais que apresentam focos.


"Trata-se de uma rotina dos nossos agentes, que vão de foco em foco colocando produto específico para combater o Aedes aegypti. Esse trabalho acontece após solicitação da população para a aplicação (número de contato do Programa Municipal de Controle da Dengue é 3179-1000). Sobre a passagem do “carro fumacê”, a SMS trabalha em parceria com o Programa Estadual de Controle da Dengue, que cede o carro para nós administrarmos a ação. Até o momento, o “carro fumacê” já passou por 15 bairros de Aracaju, porém, trata-se de um trabalho de cunho emergencial, feito a partir das necessidades urgentes desta aplicação de inseticida", frisou.
 


A coordenadora também destacou que o trabalho no combate ao mosquito necessita do apoio dos aracajuanos. “Nossos agentes sozinhos conseguem dar um suporte eficaz, entretanto, a população precisa entender que o criadouro do Aedes aegypti está dentro de suas próprias casas (naqueles recipientes usados como reservatórios de água, muitas vezes dentro de lavanderias). A displicência do morador contribuiu para que o mosquito se crie. Temos que vistoriar todos os possíveis criadouros e limpá-los, eliminando o foco”, disse Raulina, enfatizando que a dengue continua sendo a maior preocupação dos agentes de saúde, pois, dependendo do caso, pode ser fatal.


Fonte: SMS

Comentários

  • Rita de Cassia 06/12/2018 às 11:14

    Bom dia! Gostaria de solicitar a passagem do carro fumaça aqui no bairro ponto novo no condomínio residencial Parque Diamante pricipalmente enfrente ao campo.Estamos sofrendo muito com à infestação de mosquitos! Grata!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.