Poder e Cotidiano em Sergipe
Comprovantes atestam a transparência e a segurança da urna no dia da eleição 11 de Março 22H:28
COTIDIANO

Comprovantes atestam a transparência e a segurança da urna no dia da eleição

A transparência, a legitimidade e a segurança do processo eleitoral podem ser confirmadas em diversas etapas de auditoria antes, durante e depois das eleições. No dia do pleito, há duas ações muito importantes que garantem às cidadãs e aos cidadãos brasileiros um resultado que reflete exatamente a vontade do povo: a zerésima e o Boletim de Urna (BU).

 

Para as Eleições Municipais de 2024, nas quais serão eleitos representantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em mais de 5,5 mil municípios do país, os processos que devem ser realizados para a emissão dos dois documentos estão descritos na Resolução nº 23.736, de 27 de fevereiro de 2024.

Confira abaixo para que servem e o que é cada um dos relatórios.

O que é Zerésima?

Após a mesa receptora de cada seção eleitoral concluir a etapa de verificação do material recebido para a realização da votação e, antes de o primeiro eleitor se dirigir à urna para votar, a mesária ou mesário designado como presidente deve ligar a urna eletrônica e emitir o relatório “Zerésima”.

O documento contém toda a identificação da urna. Além do registro de todas as candidatas e de todos os candidatos, a zerésima indica que não existe voto registrado na urna, ou seja, ela atesta que não há votos no equipamento para nenhum dos candidatos (ou “zero voto”; daí o nome).

Assim, antes de começar a votação, nos dias 6 e 27 de outubro – datas do primeiro e segundo turnos da eleição deste ano –, todas as seções eleitorais do Brasil vão imprimir as respectivas zerésimas, atestando a lisura do processo eleitoral.

A presidente ou o presidente da seção eleitoral, as mesárias e os mesários, assim como os fiscais dos partidos, das federações e das coligações que estiverem presentes devem assinar o documento.

O relatório “Resumo da Zerésima”, emitido logo após à Zerésima, também deverá ser igualmente assinado por todos os componentes presentes e afixado na seção eleitoral, em local visível. Isso significa que qualquer eleitora ou eleitor pode conferir a zerésima da urna eletrônica da seção eleitoral quando for votar. Só depois da emissão desse documento começam os demais preparativos para o início da votação, como o registro de presença dos mesários e das mesárias.

E para que serve o Boletim de Urna?

Para completar o processo de segurança das urnas, um segundo relatório é impresso no final da votação: o famoso Boletim de Urna (BU).

Ao contrário da zerésima, emitida antes e que comprova que não há nenhum voto na urna eletrônica, o BU é impresso após e comprova exatamente os votos que existem na urna eletrônica; quer dizer, ele mostra o resultado da votação na respectiva seção eleitoral.

No documento, é possível conferir: município, zona eleitoral, local de votação, seção eleitoral e agregadas; total de votos por partido; total de votos por candidato; total de votos em branco; total de comparecimento em voto e total de nulos; identificação da seção e zona eleitoral; hora do encerramento da eleição; código interno da urna eletrônica; e sequência de caracteres para validação do boletim.

A emissão das vias do Boletim de Urna, que contém um QR Code, é de responsabilidade da presidente ou do presidente da mesa receptora. As vias devem ser assinadas por todas as mesárias e mesários e, também, pelos fiscais dos partidos políticos, das federações e das coligações presentes.

Os boletins serão impressos em cinco vias obrigatórias e em até cinco vias adicionais. Das vias obrigatórias, uma, por exemplo, é guardada pela presidente ou pelo presidente da seção eleitoral para posterior conferência dos resultados da sua respectiva seção divulgados no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Outra via é afixada em lugar visível da seção eleitoral para conhecimento público. Nesse mesmo local, estará o resumo da zerésima, impresso e colocado ali de manhã cedo, antes de a votação começar. Dessa forma, o Boletim de Urna permite a qualquer pessoa conferir, imediatamente após o encerramento da eleição, o quantitativo de votos existentes em todas as urnas.

Uma cópia do boletim é gravada no disquete removível, criptografada, para ser utilizada durante a fase de apuração. Uma das vias do Boletim de Urna, inclusive, acompanha a mídia de resultado, para posterior arquivamento no cartório eleitoral.

Para onde vão os relatórios?

Ao final da votação e após emissão dos relatórios, a presidente ou o presidente da Mesa Receptora de Votos deve remeter à junta eleitoral o relatório da zerésima e as vias correspondentes do Boletim de Urna.

Registro Digital do Voto

Agora que você já sabe sobre dois importantes mecanismos de segurança do processo eletrônico de votação, vale a pena conhecer um pouco mais o Registro Digital do Voto (RDV). Ele permite que os votos sejam registrados individualmente pelo sistema de votação da urna, nas seções eleitorais, assegurando o anonimato de cada eleitora e de cada eleitor.

Criado em 2003, o RDV grava cada voto, como digitado pela eleitora ou pelo eleitor na urna, separado por cargo e em arquivo único, utilizando os meios tecnológicos adequados para a garantia do sigilo da votação.

O RDV funciona como uma tabela digital. Lá, são armazenados todos os votos à medida que são digitados no teclado da urna. Assim, é possível a recuperação dos votos para recontagem eletrônica.

Os dados são gravados de maneira aleatória. Dessa forma, não é possível revelar a ordem dos votantes na seção eleitoral nem vincular o eleitor na fila da seção ao respectivo voto.

Após a confirmação dos votos de cada eleitora ou eleitor, o arquivo RDV será atualizado e assinado digitalmente, com registro de horário no arquivo log, para garantir a segurança. O recurso contribui para a transparência do processo eleitoral brasileiro.

Foto: Ascom TSE

Fonte:Agência CNJ de Notícias

 

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.