Poder e Cotidiano em Sergipe
Comércio e serviços funcionam em horários escalonados a partir de hoje 12 de Abril 10H:29
PODER | Por Max Augusto

Comércio e serviços funcionam em horários escalonados a partir de hoje

O decreto nº 6.422, publicado na quinta-feira (8), estabelece horários de funcionamento escalonados para as atividades comerciais e de serviço em Aracaju. A medida visa diminuir a aglomeração de pessoas no transporte público, com estimativa de reduzir de 30% a 36% o fluxo de circulação nos horários de pico. Os novos horários entram em vigor a partir de hoje, (segunda-feira, 12), com duração indeterminada.

A adoção de horários escalonados entrou em teste pela Prefeitura de Aracaju com as recomendações do decreto anterior. As unidades e órgãos da administração municipal adotaram um regime de funcionamento dos serviços não essenciais das 9h às 15h.

Com a assinatura do novo decreto, o escalonamento passa a ser obrigatório para todas as atividades, conforme horários detalhados a seguir:

- Mercados públicos: das 6h às 15h;

- Serviços públicos não essenciais: das 9h às 15h;

- Comércio e serviços não essenciais no Centro: das 9h às 18h;

- Comércio e serviços não essenciais nos demais bairros: das 10h às 19h;

- Shoppings centers, supermercados, galerias, minimercados e lojas de departamento: das 10h às 19h;

- Atendimento nos bancos: das 9h às 15h, exceto pagamentos de benefícios relacionados à covid-19, a exemplo do auxílio emergencial.

As atividades que não estão especificadas no documento mantém o horário de abertura e fechamento regular.

Para acompanhar o cumprimento dessa medida, o decreto instituiu o Subcomitê de Monitoramento do Regime de Escalonamento (SMRE), que avaliará os resultados obtidos, reportando-os ao Comitê de Operação de Emergência (COE), que tem atuado para estabelecer medidas de combate à pandemia do coronavírus na capital.

O SMRE será composto por representantes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Secretaria Municipal da Fazenda (Semfaz), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e Procuradoria-Geral do Município (PGM).

Restrições mantidas
Além do escalonamento do horário, o novo decreto prorroga, até o dia 15, as medidas restritivas que já estão em vigor em Aracaju, a exemplo do toque de recolher das 20h às 5h, e as demais normas para impedir a propagação do coronavírus.

O documento detalha, ainda, que neste sábado e domingo, dias 10 e 11, estão proibidas a circulação de pessoas, a realização de atividades econômicas e práticas esportivas, individuais ou coletivas, nas praias, orlas fluviais, parques aquáticos e praças.

Foto: André Moreira

Comentários

  • Roboso 12/04/2021 às 11:59

    E os gonverno e prefeitos fudeno com o povo e o povo acatando ou povo mole e o povo brasileiro. Se eles tivesse preucupada com a saúde do povo invés deles fazerem decretos qui não é lei . Eles faziam era hospital de campanha

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.