Já está disponível o edital para o Concurso Público visando o preenchimento de 100 vagas no cargo de Analista, sendo 50 para Tecnologia da Informação e 50 para Economia e Finanças.
As inscrições podem ser feitas de 22/1 a 20/2, com as provas agendadas para 19/5 em Aracaju e demais capitais do país. A organização do concurso será conduzida pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
O processo seletivo reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros. É requisito ter diploma de nível superior em qualquer área reconhecida pelo Ministério da Educação. O edital detalha as pontuações de cada etapa e o conteúdo programático das provas.
Marcelo Cota, chefe do Departamento de Gestão de Pessoas, destaca a amplitude de atribuições do Banco Central e a busca por servidores inovadores e criativos. A remuneração inicial é de R$20.924,80, com benefícios como auxílio-alimentação de R$658,00 e programa de saúde compartilhado.
O Banco Central oferece investimento em desenvolvimento profissional, com programas de pós-graduação, idiomas e cursos no Brasil e no exterior, além de parcerias internacionais com organismos como o Bank for International Settlements, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional.
Todos os aprovados serão inicialmente lotados em Brasília, com a possibilidade de adesão ao Programa de Gestão e Desempenho após o primeiro ano. Esse programa permite o acompanhamento do trabalho, flexibilidade de regime de trabalho semipresencial ou remoto, conforme a natureza das atividades e o desempenho demonstrado.
O Banco Central, sediado em Brasília, possui representações em diversas cidades do país. Informações detalhadas sobre o concurso e edições anteriores podem ser acessadas no site oficial do Banco Central: https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/concursospublicosopen_in_new.
Com informações de Bacen
Foto: Marcelo Casal/Agência Brasil
Receba notícias no seu Whatsapp.
Cadastre seu número agora mesmo!