Poder e Cotidiano em Sergipe
Com pix, débito e crédito, Aracaju está vivendo evolução nas formas de pagamento da passagem de ônibus 23 de Setembro 20H:01
COTIDIANO

Com pix, débito e crédito, Aracaju está vivendo evolução nas formas de pagamento da passagem de ônibus

Além de já ter formas de recarga diferenciadas no transporte coletivo, a capital se prepara para estrear em breve com pagamento com QR Code.

 Implementada há 15 anos na capital sergipana e sua Região Metropolitana e se modernizando desde então, o sistema de bilhetagem eletrônica do transporte segue se renovando para facilitar a vida do passageiro de ônibus. Com a tecnologia usada não só pelas principais capitais brasileiras, como em destaque pelo mundo, o transporte público coletivo de Aracaju tem 85% dos seus usuários já utilizando diariamente o cartão eletrônico Mais Aracaju ao invés do dinheiro para pagar sua passagem no ônibus.

Por isso, o setor de Transporte tem investido através das empresas de ônibus e da Aracajucard em mecanismos mais modernos de recarga. Desde 2021, o passageiro tem a opção de fazer sua recarga pagando via cartão de crédito pelo Recarga Pay. E desde junho deste ano, já está disponível a recarga com pagamento em pix, débito ou crédito nos Terminais de Autoatendimentos (ATM) da PIU – localizados nos terminais DIA, Atalaia, Campus, e no CEAC da Rua do Turista.

Agora, o setor se prepara para em breve estar com novos equipamentos na catraca do ônibus, disponibilizando o pagamento via QR Code pelo celular, a biometria facial e a validação online – isto é, o passageiro poderá fazer sua compra via aplicativo e ser validada a recarga automaticamente ao encostar o cartão no equipamento da bilhetagem no veículo. É a tecnologia promovendo mais praticidade no transporte público.

A superintendente do Setransp, Raissa Cruz, assistiu o painel “A evolução dos sistemas inteligentes de transporte e meios de pagamento” no 35° Seminário da NTU, dia 10/08 em São Paulo, e também verificou nos stands na Feira da NTU no mesmo seminário oportunidades para atualizar ainda mais o sistema de bilhetagem do transporte em Aracaju. No entanto, foi constatado o que já era previsto: a capital já está acompanhando a evolução tecnológica.

“O sistema de transporte está desde 2019 ampliando sua rede de vendas através da Aracajucard, disponibilizando diversos formas de recarga para os usuários, e isso tem contribuído para com a preferência pelo cartão eletrônico ao invés do dinheiro da maioria dos passageiros, 85% da demanda. É mais prático e seguro. Mas o setor continua avançando e o próximo passo é a validação online, pagamento via QR Code e a identificação pela biometria, que facilitará principalmente para o acesso aos passageiros portadores de gratuidades que hoje acessam com o leitor da digital”,comentou Raissa Cruz.

LINHA DO TEMPO DA REDE DE VENDAS

Junho de 2022 – os terminais DIA, Atalaia, Campus, e o CEAC da Rua do Turista passaram a contar com novos Terminais de Autoatendimento (ATMS) da Piu com as opções de recarga também via crédito, débito e pix;

2022 – mais de 20 pontos da PIU foram estabelecidos em Farmácias do Povo para pagamento da recarga via dinheiro;

2021 – os usuários passaram através do aplicativo Recarga Pay com a opção de pagamento via crédito sem nenhuma taxa;

2020 – mais de 40 pontos de venda com agentes comerciais foram estabelecidos nos principais corredores e pontos de ônibus para pagamento da recarga via dinheiro;

2019 – 11 ATMs distribuídos pela cidade, especialmente nos terminais, passaram a atender os passageiros com pagamento da recarga via dinheiro;

2007 – no site aracajucard.com.br os passageiros passaram a realizar a recarga do cartão Mais Aracaju via boleto bancário. Uma opção que até hoje é utilizada principalmente para compra do Vale Transporte (cerca de 57% dos passageiros transportados são trabalhadores) e da Meia Passagem para estudante (cerca de 9% dos passageiros transportados são estudantes).

 

Fonte: Ascom

 
 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.