Poder e Cotidiano em Sergipe
Com emenda de Laércio, hospital recebe equipamentos 12 de Março 8H:57
PODER

Com emenda de Laércio, hospital recebe equipamentos

O Hospital São José acaba de receber diversos equipamentos para diagnóstico e para tratamento de problemas auditivos que foram adquiridos com recursos de emendas no valor de R$ 300 mil do senador Laércio Oliveira. No total já foram enviados para o hospital São José R$ 2,8 milhões. Para ver de perto a melhoria do atendimento a população sergipana, o senador Laércio esteve nesta sexta-feira, 8 no hospital.

“Essa é indiscutivelmente a prova de toda a atenção do senador Laércio Oliveira à saúde do estado de Sergipe. Beneficiará inúmeros pacientes com necessidade de diagnóstico de surdez, atraso de linguagem, alterações do comportamento, labirintite, etc. Hoje o hospital ”, afirmou o Chefe do Serviço de Otorrinolaringologia do Hospital São José, Jeferson d’Avila, que também é Diretor Presidente da Clínica Otocenter.

Os aparelhos irão auxiliar nos diagnósticos, promovendo uma maior segurança aos procedimentos clínicos e cirúrgicos. Dentre os equipamentos comprados pelo hospital estão o BERA, VENG, Imitanciometro, equipamento para OEA – Teste da Orelhinha e sistema de vídeo documentação cirurgica.

Esses aparelhos tem diversas funções, a exemplo do aparelho de VENG, que é utilizado para determinar se a tontura é causada por doenças do labirinto. Já o OEA identifica se o bebê tem déficit auditivo. Quando o teste de rastreio identifica um déficit auditivo, o bebê é encaminhado para uma consulta de otorrinolaringologia no próprio hospital.

O senador Laércio destinou os recursos ao perceber a importância do diagnóstico para que haja o tratamento adequado. Estudos mostram que a perda auditiva traz sérios prejuízos à qualidade de vida das pessoas e pode levar a problemas como constrangimentos, isolamento social e até mesmo depressão. No Brasil 2,3 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva – surdez. A surdez atinge 54% de homens e 46% de mulheres. A predominância é na faixa de 60 anos de idade ou mais (57%).

“Essa semana do dia Mundial da Audição e nada como celebrar a data com esses equipamentos para os sergipanos. Em 2021, a Organização Mundial de Saúde lançou o relatório mundial sobre audição que destacou o número crescente de pessoas vivendo com e em risco de perda auditiva. Este relatório ressalta, em especial, a carência de investimentos públicos financeiros, que são necessários à formulação de política públicas com cobertura universal e preventiva para a integração dos cuidados”, observou o senador.

O senador destaca ou a importância de se acompanhar, por meio exames específicos a capacidade auditiva. “Estes devem ser realizados periodicamente, principalmente para quem é mais propenso a desenvolver problemas de audição como profissionais que trabalham com altos volumes de som, faz uso recorrente de medicamentos que provocam lesões nos ouvidos, ou até possui predisposição genética”, disse.

O Hospital São José é referência do Ministério da Saúde em Sergipe para próteses auditivas e cirurgias diversas como a do implante coclear (cirurgia do ouvido biônico). “Ou seja, transforma vidas, oferecendo audição àqueles que jamais escutaram e recuperando a audição daqueles que perderam. Grande obra na saúde e para a melhoria da qualidade de vida dos sergipanos”, completou Laércio.

Outras emendas

Na visita desta sexta-feira, 8, o senador foi recebido pela equipe diretiva, formada por Fulvio Teixeira (coordenador geral administrativo), Shirley Bittencourt (gerente assistencial), Sandra Leite (coordenadora de captação de recursos), Alessandra Rocha (coordenadora do setor de compras), e Irmã Lúcia (diretora-presidente em exercício).

Laércio conferiu de perto a estrutura da unidade hospitalar, conheceu a nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os equipamentos recém adquiridos. “Outras emendas do senador possibilitaram também a renovação do nosso parque tecnológico, trazendo assim qualidade de atendimento aos pacientes. São equipamentos de alta tecnologia que os nossos pacientes têm acesso graças às emendas parlamentares do nosso senador Laércio Oliveira. Ficamos muito gratos com todo esse apoio”, disse Fulvio.

Fonte: Assessoria Parlamentar

Foto: Assessoria Parlamentar

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.