Poder e Cotidiano em Sergipe
Com a abertura do “São João na Praça” e “São João da Família” população sergipana demonstra alegria em participar 16 de Junho 14H:21
COTIDIANO

Com a abertura do “São João na Praça” e “São João da Família” população sergipana demonstra alegria em participar

 

É muito forró pé-de-serra, concursos de quadrilha junina e atrações artísticas que prometem os projetos “São João na Praça”, na praça General Valadão, e o “São João da Família”, na praça Fausto Cardoso, lançados no início da semana pelo Sistema CNC-Fecomércio-Sesc-Senac em realização com a prefeitura de Aracaju. Os eventos têm o propósito de agitar a cidade conhecida como País do Forró e levar alegria a população aracajuana nos próximos dias de forma gratuita.

Com a abertura dos eventos os cidadãos do município e turistas que tiveram a oportunidade de visitar as praças demonstraram estar contentes com a ação do sistema e da prefeitura de Aracaju. “Fiquei sabendo da programação via internet e vim prestigiar a minha cidade, que tanto amo. O forró aqui está sensacional, tanto para os turistas quanto para os aracajuanos. Está aconchegante, e o público vindo, dá para prestigiar tranquilamente, dá para trazer crianças, idosos, um público variado. Achei bem interessante a estrutura, que tem como se proteger da chuva. As bandas são muito boas, com músicos da terra, valorizando a nossa cultura”, declarou a técnica de enfermagem, Luciana Sales.

O “São João na Praça” é um projeto já conhecido pela população de Sergipe e esta segunda edição já é um sucesso Com o patrocínio do Banco do Nordeste e Maratá, e o apoio na Energisa, o “São João na Praça” abrirá a temporada do Forró Caju com cerca de 40 shows de artistas locais além de apresentações musicais de trios pé-de-serra, concurso de quadrilhas e apresentações de manifestações do folclore sergipano. A estudante, Thaisy Santa Rosa conta que estava passando pela praça quando percebeu a festa. “A gente combinou de vir aqui no centro e nos deparamos com isso, e é muito bom. Sem dúvida, todos os movimentos que dão oportunidades para usar os artistas da terra são extremamente importantes e uma programação como essa é incrível”, afirmou Thaisy.

Já o “São João da Família” é um projeto novo da Federação do Comércio e que estará presente na praça Fausto Cardoso até o dia 10 de julho. O evento será nos moldes do já consolidado “Natal Iluminado” e recebeu uma decoração especial que remete aos festejos juninos e com uma cidade cenográfica com 30 casinhas, onde os comerciantes locais estarão vendendo produtos da terra. Assim, a população poderá conhecer mais da cultura de Sergipe através do artesanato e comidas típicas do São João. A decoração conta ainda com mais de 3,5 milhões de pontos de luz distribuídos em balões, arandelas, bandeirolas e uma fogueira de LED de 8 metros.

As praças em que os projetos estão acontecendo ficam localizadas no Centro Comercial de Aracaju e recebem diariamente estudantes, trabalhadores e turistas que circulam pelos locais. Dessa forma, a decoração chama a atenção e te convida para conhecer os festejos, como relata o cantor, Fernando Crateús. “O São João já é uma festa muito boa, e ainda mais assim, de graça, tomando conta da praça, melhor ainda. O pessoal que está saindo do comércio, saindo do trabalho, já vem para cá”.

O Sistema S do Comércio é composto pela Fecomércio, Sesc, Senac, Instituto Fecomércio e 12 sindicatos patronais em Sergipe. Presidida por Marcos Andrade, a entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

 
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.