Poder e Cotidiano em Sergipe
Com 4 mil aracajuanos vacinados, Prefeitura não registra reações adversas 25 de Janeiro 20H:47
PODER

Com 4 mil aracajuanos vacinados, Prefeitura não registra reações adversas

Tão logo a vacina CoronaVac [desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac Biotech] foi aprovada, a Prefeitura de Aracaju deu início à execução do plano Municipal de Vacinação Contra Covid-19, elaborado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Até o momento, mais de 4 mil aracajuanos, entre profissionais de saúde que atuam na linha de frente e idosos institucionalizados, já receberam a primeira dose do imunizante e nenhuma reação colateral foi notificada.

 

“Até o momento, nós não fomos comunicados sobre nenhum tipo de reação. Todos estão informados, orientados que, caso apareça algum tipo de reação adversa, devem notificar o município. A partir dessa notificação, o município vai notificar as demais autoridades, tanto o Estado quanto o Governo Federal”, declarou a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.

De acordo com o Instituto Butantan, nos primeiros 30 minutos após a aplicação da dose, é importante observar se há a presença de sintomas, a exemplo de vermelhidão ou coceira no corpo, inchaço nos olhos e lábios, rouquidão ao falar ou dificuldade para respirar. Identificando algum tipo de reação, o profissional de saúde deverá ser informado.

Após sete dias de aplicação da vacina, em casos de eventos adversos que podem não necessitar de atendimento médico ou uso de medicamentos estão: náusea (enjoo), diarreia, dor nos músculos e articulações. Já entre as reações que podem necessitar de atendimento médico estão: vômitos, febre, dor de cabeça ou vermelhidão e inchaço no local da injeção.

A vacina CoronaVac utiliza uma versão inativa do Sars-CoV-2, coronavírus responsável pela pandemia. Ao injetar as partículas desativadas do vírus, o sistema imunológico começa a produzir anticorpos, tornando o organismo resistente à doença. As partículas inativas não se reproduzem no organismo, por isso são incapazes de desencadear sintomas, apenas estimulam a produção de anticorpos.

Eficácia
Para que um imunizante seja aprovado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), ele deverá ter 50% de eficácia comprovada. E superando esse índice, a CoronaVac tem 50,38% de eficácia comprovada, o que significa que de cada 100 pessoas, 50 não desenvolverão qualquer sintoma ao ter contato com o vírus.

Casos em que a pessoa vacinada contraia o vírus, o imunizante reduz em 78% as chances de desenvolver sintomas moderados. Os estudos apontam, ainda, que 100% dos vacinados não desenvolvem os sintomas graves da doença. Isso levará a uma radical diminuição da mortalidade provocada pela covid-19.

“É uma vacina que foi feita com os profissionais de saúde, ou seja, pessoas que estão extremamente expostas à contaminação, o que demonstra uma excelente eficácia. Para se ter uma ideia, a vacina de gripe Influenza tem aproximadamente 40% a 50% de eficácia, e conseguimos reduzir muito o número de óbitos pela Influenza. Então essa vacina é extremamente eficaz e segura também, o que faz com que tenhamos esse interesse de virem cada vez mais vacinas desse tipo para conseguirmos ampliar a vacinação da nossa população e atingir a meta, que é mais de 70% da população vacinada, para controlar essa transmissão”, destacou Waneska Barboza.

Fonte: Ascom/PMA

Foto: André Moreira/PMA

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.