Poder e Cotidiano em Sergipe
Cineasta Hermano Penna será homenageado com o título de cidadão sergipano 11 de Abril 19H:40

Cineasta Hermano Penna será homenageado com o título de cidadão sergipano

O cineasta Hermano Penna receberá da Assembleia Legislativa o título de cidadão sergipano. A homenagem foi uma proposta apresentada pelo deputado estadual João Daniel (PT). O projeto de resolução nº 9/2014 para a concessão da honraria foi aprovado por unanimidade pelos deputados estaduais, na sessão desta quinta-feira, dia 10. A data para a entrega ainda será definida.

 

De acordo com o deputado João Daniel, a proposta de concessão do título de cidadão sergipano a Hermano Penna tem como objetivo reconhecer a importância que o cineasta tem para o Estado e tudo que ele fez pela cultura sergipana. “Temos que reconhecer a contribuição de Hermano Penna para Sergipe, o quanto ele já fez pela nossa cultura, divulgando o Estado lá fora”, destacou o deputado autor da propositura.

 

Entre as obras importantes de Hermano Penna, o longa “Sargento Getúlio”, que no ano passado completou 30 anos. Uma adaptação da obra homônima de João Ubaldo Ribeiro, “Sargento Getúlio”, conta a história do homem que tem a missão de levar um prisioneiro, inimigo político de seu chefe, de Paulo Afonso a Aracaju.

 

O filme foi gravado no município de Poço Redondo e teve no elenco principal os atores sergipanos Orlando Vieira – no papel de Amaro, motorista do personagem principal, Sargento Getúlio, vivido nas telas por Lima Duarte –, Amaral Cavalcanti e Antônio Leite. Por “Sargento Getúlio”, Hermano Penna recebeu o prêmio de melhor diretor do Festival de Locarno, na Suíça, em 1983, e o longa também foi escolhido melhor filme do Festival de Gramado.

 

No ano passado, Hermano Penna lançou outro longa-metragem também rodado em terras sergipanas. “Aos ventos que virão”. Também filmado em Poço Redondo, ele conta a história de um dos cangaceiros remanescentes, Zé Olímpio, que vai embora da cidade depois da morte de Lampião. A perseguição força ele, junto com a mulher Lúcia, a largar tudo e tentar a vida em São Paulo, como milhares de nordestino que migram para o sudeste brasileiro e iniciam uma luta contra o preconceito, o subemprego e a intolerância.

 

Histórico

Hermano Penna nasceu no Estado do Ceará, em 1945. Viveu sua juventude na Bahia, até que em meados da década de 60 foi para Brasília e de lá para São Paulo. “Sargento Getúlio” foi seu primeiro longa-metragem. Além dele e de “Aos ventos que virão”, Penna também dirigiu “Olho de boi” (2007), Mário (2000) e Fronteira das almas (1987).

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.