Poder e Cotidiano em Sergipe
Cientista sergipana é premiada por teste que diferencia a zika, dengue e chikungunya 9 de Março 11H:02
COTIDIANO | Por Max Augusto

Cientista sergipana é premiada por teste que diferencia a zika, dengue e chikungunya

A biomédica Ticiane Santa Rita, 29, criou um teste capaz de diferenciar as arboviroses (zika, dengue e chikungunya). Devido ao mesmo meio de transmissão, semelhança do vírus e dos sintomas (febre, dor no corpo, fraqueza e manchas na pele), muitas vezes não se sabia ao certo o diagnóstico dos pacientes.

O teste criado pela cientista possibilita a descoberta do vírus ainda na fase aguda, enquanto ele se replica. Ao ter o diagnóstico nesta fase, é possível iniciar o tratamento e evitar complicações, como o fortalecimento do vírus.

Devido à epidemia do novo coronavírus, Ticiane trabalha agora no desenvolvimento de um teste para detectar a doença, como acontece em diversos outros laboratórios. Conforme os poucos resultados positivos, o teste ainda está em estado avaliativo.

A biomédica iniciou sua vida profissional em 2012, no laboratório Albert Sabin. Já em 2014, ela foi premiada pela congresso internacional DNA em Forensics, pela criação de um teste de DNA, que a partir do sangue da mãe,permite a descoberta de paternidade de um feto masculino. “É uma delícia ser pesquisadora, poder gerar impacto social com seu trabalho. Nossa vida não para, não tem monotonia.”, disse a pesquisadora para a Folha de São Paulo.

 

Com informações da Folha de São Paulo

Foto:Divulgação

Comentários

  • Flaviane carvalho 09/03/2020 às 13:43

    Parabéns

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.