Poder e Cotidiano em Sergipe
Chesf anuncia redução da vazão das Usinas hidrelétricas 12 de Março 9H:08
COTIDIANO

Chesf anuncia redução da vazão das Usinas hidrelétricas

Redução deve continuar de forma gradativa até o final de abril.

 

Na última quinta-feira, 10, a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) reduziu a vazão das Usinas Hidrelétricas de Xingó (SE) e Sobradinho (BA) dos patamares de 4.000 metros cúbicos (m3/s) para 3.500m3/s, com perspectiva de redução para 3.000 m3/s no próximo sábado (12).

A Agência Nacional de Águas (ANA) informou que devido às previsões pluviométricas na Bacia para os próximos meses serem dentro da normalidade para o período, a vazão a partir da quinta-feira, reduzirá para 3.500 m³/s e a partir do sábado para 3.000 m³/s, onde a previsão é mantê-la até o final do mês de março. Previsões estas válidas até à próxima reunião que ocorrerá dia 5 de abril, onde serão informadas as outras providências”, informou Ingrid Feitosa, chefe de monitoramento e alerta do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec).

Com a previsão de diminuição das chuvas até o final de abril, a perspectiva é de uma redução gradativa das vazões. No entanto, o Depec alerta, ainda, para a não ocupação das áreas próximas ao leito do Rio São Francisco, haja vista um possível aumento do nível do rio até o final do período chuvoso.

 

Aumento da vazão

Em janeiro deste ano, o Depec recebeu um comunicado emitido pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), o qual informava sobre a vazão dos reservatórios das hidrelétricas de Sobradinho e Xingó, que aumentaria a partir da quarta-feira,12, em consequência da elevação da sua afluência. 

*Com informações da ASN 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.