A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) realizou hoje audiência pública interativa para debater as obras nos aeroportos do país. A reunião coordenada pelo presidente da CDR, senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), recebeu o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, e o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale. A audiência, fruto de requerimento da senadora Lídice da Mata (PSB-BA), contou com a participação de nove senadores.
Valadares abriu a audiência destacando a importância do tema. “É um tema que mobiliza todos nós e a questão política é essencial no debate. Tenho certeza que o resultado será bastante proveitoso”, analisou.
O ministro da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, Wellington Moreira Franco, começou fazendo um apanhado do setor aéreo brasileiro. Segundo ele, ao assumir seu cargo, não fixou como prioridade a Copa do Mundo. “Nosso objetivo não é a Copa. O objetivo sempre foi transformar a infraestrutura aeroportuária, a fim de garantir as transformações econômicas de que o país precisa”, explicou.
Quanto ao legado a ser deixado pela Copa, Moreira Franco acredita que trata-se de uma realidade física, que vai aparecer não só nos aeroportos objeto de concessão do poder público como naqueles administrados pela Infraero. Ele disse que essas iniciativas trarão novos métodos de gestão e de práticas tecnológicas ao país.
O presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Antonio Gustavo Matos do Vale, garantiu que não haverá problema nos aeroportos brasileiros na Copa do Mundo, que começa no dia 12 de junho. “Eu posso garantir a todos os senhores que, do ponto de vista operacional, o país está pronto. Se a Copa do Mundo fosse hoje, nós não teríamos nenhum tipo de problema do ponto de vista operacional. Vocês podem nos cobrar isso após 16 de junho de 2014”, afirmou. Em sua exposição falou sobre a situação dos aeroportos da Copa (Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Rio de Janeiro/Galeão, Manaus, Porto Alegre, Salvador e Natal), de responsabilidade da Infraero.
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) se disse desconfortável ao ouvir Moreira Franco afirmar que os aeroportos foram modernizados com prioridade nos viajantes brasileiros e não nos eventos da Copa. Em sua opinião, é claro que os aeroportos estão em obras para atender à intensa demanda por serviços aeroportuários, mas são obras impulsionadas, sobretudo pela Copa do Mundo. Ela considera essencial que a sociedade receba esse tipo de informação de forma transparente.
Ela reclamou que, ao atender a demanda por infraestrutura aeroportuária, o Brasil tenha tratado desigualmente as diversas regiões do país. Comparando os aeroportos de Brasília e de Salvador, ela disse que as obras se desenrolaram com uma enorme diferença no ritmo dos trabalhos. “O aeroporto de Salvador sofreu dois anos com obras que se arrastaram homeopaticamente e que estão sendo entregues pela metade. A sensação que tenho ao visitar semanalmente os aeroportos de Brasília e de Salvador é que não há nenhuma possibilidade de compará-los. Em Salvador, a sensação que me fica é a da morosidade em relação à presença de técnicos e engenheiros da Infraero”, advertiu.
O senador Valadares parabenizou a senadora Lídice da Mata pela iniciativa do debate e saudou as perguntas enviadas por internautas. Para ele, elas mostram a coesão entre o trabalho realizado pelo Senado e as demandas da opinião pública. Valadares também agradeceu aos convidados. “A presença de vossas excelências aqui demonstra o apreço que tem por esta Casa. É respeitando o pode legislativo que estaremos fortalecendo a democracia”, concluiu.
Além de cidadãos brasileiros que mandaram suas perguntas pelas redes sociais, também apresentaram questionamentos sobre os aeroportos brasileiros os senadores Wilder Morais (Dem-GO), Ruben Figueiró (PSDB-MS), Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e João Alberto Capiberibe (PSB-AP). Participaram, também, a senadora Maria do Carmo (DEM-SE), Wellington Dias (PT-PI) e Walter Pinheiro (PT-BA).
Receba notícias no seu Whatsapp.
Cadastre seu número agora mesmo!