Poder e Cotidiano em Sergipe
Campanha do Governo do Estado viraliza e atinge mais de 8 milhões de pessoas 6 de Novembro 13H:18

Campanha do Governo do Estado viraliza e atinge mais de 8 milhões de pessoas

Na linguagem digital, viral é tudo aquilo que se torna amplamente conhecido, é o conteúdo que repercute. Um exemplo disso, em Sergipe, é a campanha sobre violência contra a mulher do Governo do Estado, que viralizou e atingiu mais de 8 milhões de pessoas, apenas no Facebook.


A publicação recebeu mais de 308 mil curtidas, comentários e compartilhamentos e já foi republicada até por Monica Iozzi, atriz e apresentadora da Rede Globo.


O objetivo da ação é incentivar internautas a refletirem e discutirem o tema de interesse social, gerando, assim, uma rede de interações sobre o assunto.
 
E quando se trata de comunicação virtual, publicações, curtidas, comentários e compartilhamentos em redes sociais servem como termômetro para analisar quais os conteúdos são mais discutidos.


O intuito das mídias digitais do governo é inserir informações de relevância para a população através de uma linguagem direta, leve e única.
 

Com mais de 80 mil curtidas no Facebook, e ultrapassando 10 mil seguidores no Twitter e 3 mil no Instagram [rede de compartilhamento de fotos e vídeos], as redes sociais oficiais do Governo do Estado configuram-se como porta-voz e ponto de difusão de temas de interesse social. O da violência contra a mulher, o de maior repercussão, é apenas um dos exemplos.
 

Idealizadora da campanha que alcançou mais de 8 milhões de usuários, a comunicadora e especialista em marketing digital Débora Andrade atua na assessoria de Comunicação do Sergipe Previdência e acredita que os órgãos e setores de comunicação têm o papel importante de pautar temas ligados à responsabilidade social.


Ela também comenta que os meios digitais possibilitam cada vez mais a comunicação horizontal, na qual os cidadãos participam através de sugestão de conteúdos, comentários ou até participando da construção de publicações.

 
Para incentivar a participação dos internautas, uma das ações do Governo do Estado nas mídias digitais é a campanha #VivaSergipe. A ideia é estimular os usuários a divulgar fotos que representem o estado. De acordo com a coordenadora do núcleo digital do governo, Anne Karoline, sergipanos ou pessoas de outras localidades que apreciam Sergipe compartilham as imagens no Facebook e/ou Instagram com a hashtag [palavra ou expressão que, acompanhada do símbolo #, identifica e agrupa conteúdos] #VivaSergipe, e estas são republicadas nos perfis oficiais da administração pública estadual.


“Essa iniciativa foi criada para reforçar a Sergipanidade e valorizar a beleza, cultura e o folclore do Estado. Até o momento, já foram mais de 900 fotos compartilhadas”, acrescentou.
 

Aproximação com o público
A linguagem diferenciada dos perfis oficiais do Governo de Sergipe é um dos grandes atrativos dos usuários, segundo explica a coordenadora do núcleo digital. Ela explica que esse fator, aliado a publicações com temas atuais e as imagens informativas compõem a receita da mudança de público que acessa as redes sociais do Estado. De abril até o mês de novembro, a página do Facebook que atingia uma faixa específica de usuários com idade entre 25 e 44 anos, já consegue abordar jovens a partir dos 18 anos.


“O grande desafio para a comunicação digital é entender a audiência e como alcançar os melhores resultados aliando um conteúdo interessante com as novas plataformas. Acredito que estamos encontrando maneiras corretas de nos comunicarmos com o público, através de conteúdos criativos e eficientes”, comentou o secretário de Estado da Comunicação, Sales Neto. 
 

Além da mudança na faixa etária, houve alteração na quantidade de pessoas alcançadas pelas redes sociais oficiais do governo. No Facebook, por exemplo, de abril até novembro o número de curtidas passou de 30.578 para mais de 80.000, ou seja, um aumento médio de 161%. No Instagram os dados marcam 122% de crescimento.
 

Uma das estratégias de atualização e interação com o público é o uso do Periscope. A ferramenta do Twitter de transmissão de vídeo em tempo real serve como espaço de divulgação de grandes ações do governo.  E em meio a essas e outras ações, os perfis oficiais do Estado marcam presença e fazem um convite à população para interagir, se integrar e fazer-se presente nas ações pensadas para em benefício de todos.  
 
 
Fonte: ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.