Poder e Cotidiano em Sergipe
Campanha de Vacinação contra Influenza encerra hoje com 48 municípios ainda abaixo da meta 20 de Maio 6H:10

Campanha de Vacinação contra Influenza encerra hoje com 48 municípios ainda abaixo da meta

Termina hoje, sexta-feira, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que acontece em todo o país desde o dia 30 de abril.

 

Em Sergipe, 48 cidades ainda não atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) de imunizar 80% da população pertencente ao grupo prioritário: crianças com idade entre seis meses e cinco anos, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e pessoas doenças crônicas.


Deste quantitativo, oito municípios estão muito abaixo da média instituída. “São Francisco (27,98%), Nossa Senhora das Dores (47,93%), Salgado (51,65%), Monte Alegre (52,49%), Carmópolis (53,87%), Gararu (56,2%), Santo Amaro das Brotas (56,91%) e Carira (58,26%), são as regiões mais preocupantes, que estão com cobertura inferior a 60%”, alerta a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Sândala Teles.


As outras 40 cidades dessa lista imunizaram entre 60% e 80% do grupo prioritário. Os casos mais preocupantes são os dos municípios de Estância (60,18%), Canhoba (61,38%), Tomar do Geru (61,44%), Itabaiana (61,54%), Nossa Senhora do Socorro (61,86%) e Brejo Grande (61,89%), que estão muito abaixo da porcentagem esperada. Outro caso que chama atenção é a capital Aracaju, que, mesmo com a maior população do estado, está com apenas 63,47% de cobertura.


As prefeituras devem continuar a busca ativa e as ações de incentivo para que a população se vacine. São 350 unidades básicas de saúde espalhadas pelo estado com capacidade para vacinação”, ressalta. Até agora, apenas 27 municípios sergipanos superaram a meta estabelecida, com destaque para Telha (101,77%), General Maynard (97,88%), Amparo do São Francisco (97,7%), Riachuelo (97,55%) e Cumbe (92,67%).


No total, o estado vacinou 70% da população prioritária nesses 20 dias de Campanha, aplicando 327 mil doses da vacina contra Influenza. “Quem receber a vacina está protegido, por isso a importância das prefeituras buscarem a população, seja nas sedes ou povoados. A equipe da SES está empenhada para ajudar e melhorar os índices do estado”, garante.


É importante lembrar que as únicas contra indicações da vacina são febre e alergia severa a ovo. No primeiro caso, é necessário aguardar que o sintoma passe. Além da vacinação, outras medidas podem ser tomadas para evitar a doença, como lavar as mãos com água e sabão ou usar álcool em gel, especialmente depois de tossir ou espirrar; não compartilhar alimentos, copos, toalhas ou objetos de uso pessoal, e cobrir o nariz e boca com lenço descartável.

 

SES

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.