Poder e Cotidiano em Sergipe
Campanha de multivacinação vai até 1º de novembro em todas as USFs de Aracaju 26 de Outubro 8H:05
COTIDIANO

Campanha de multivacinação vai até 1º de novembro em todas as USFs de Aracaju

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), prorrogou a Campanha Nacional de Multivacinação até o dia 1º de novembro em todas as 45 Unidades de Saúde da Família (USFs) e nos três shoppings da capital. O objetivo é realizar a busca ativa das crianças e adolescentes até 15 anos de idade não vacinados, visando o aumento das coberturas vacinais deste ano. Durante a campanha, até o momento, já foram aplicadas 13.847 doses.

O Movimento Nacional pela Vacinação aconteceu, em todo o estado, entre os dias 7 e 21 de outubro, a partir da campanha de multivacinação em todas as 45 USFs e durante o Dia D de Multivacinação e o Sábado Saudável, que ocorreram no primeiro e último dias de campanha, respectivamente, com a abertura de algumas unidades no fim de semana para a intensificação da proteção e do cuidado.

De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Larissa Ribeiro, o propósito é que pais ou responsáveis levem as crianças e os adolescentes para uma das unidades e verifiquem quais vacinas estão pendentes. "Precisamos atualizar as doses aplicadas porque o foco é aumentar a cobertura vacinal, e só assim será possível proteger as crianças e os adolescentes de possíveis doenças. Basta se deslocar a uma das nossas unidades com cartão de vacinação e identidade”, orienta Larissa Ribeiro.

A prorrogação da campanha visa incentivar que crianças e adolescentes continuem se vacinando para impedir a reintrodução de doenças já eliminadas no Brasil, a exemplo da paralisia infantil, cuja proteção se dá com a vacina da poliomielite. A mobilização inclui a vacinação contra a covid-19, influenza e outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, em várias etapas, como BCG, Hepatite B, Poliomielite, Febre Amarela; Sarampo, Caxumba e Rubéola; Pneumocócica, dentre outras.

Nos shoppings Riomar, Jardins e Aracaju Parque, as vacinas são disponibilizadas para maiores de 5 anos de idade, podendo se vacinar contra Hepatite B, Penta, Febre Amarela, HPV, Dupla adulto, DTP, influenza, Tríplice viral, Meningocócica ACWY (conjugada) e covid-19.

A Saúde de Aracaju também informa que a vacina BCG fica disponível em oito Unidades de Saúde da Família, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. São elas: USFs Augusto Franco, Celso Daniel, Dona Sinhazinha, Manoel de Souza, Amélia Leite, Carlos Fernandes, Anália Pina e José Calumby. Além das unidades, a BCG é aplicada nos recém-nascidos das Maternidades Municipal Lourdes Nogueira, Santa Isabel e Nossa Senhora de Lourdes.

A vacina denominada Varicela, que protege contra a catapora, está em falta em todo o país. Segundo o Ministério da Saúde, o problema está relacionado à produção internacional desse imunizante, afetando as entregas nos estados brasileiros. No momento, Aracaju está com o estoque zerado e aguarda a retomada da distribuição pelo Governo Federal.

Texto e Foto: Ascom / SMS 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.