Poder e Cotidiano em Sergipe
Campanha de multivacinação é prorrogada até o dia 13 de novembro 30 de Outubro 6H:40
COTIDIANO

Campanha de multivacinação é prorrogada até o dia 13 de novembro

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), seguindo determinação do Ministério da Saúde, prorrogou a campanha de multivacinação até o dia 13 de novembro. A campanha estava prevista para encerrar nesta sexta-feira, 30. 

 

A ação visa atender a três campanhas, simultaneamente, e engloba a imunização contra a poliomielite (paralisia infantil), que tem como público-alvo crianças de 1 ano a menor de 5 anos, e a campanha contra o sarampo, voltada para as pessoas de 20 a 49 anos. 

A SMS já vacinou 7.667 crianças contra a poliomielite e contra o sarampo, foram imunizadas 14.881. De acordo com a coordenadora do Programa de Imunização da SMS, Ilziney Simões, a melhor maneira de se prevenir contra doenças é por meio das vacinas. 

“É graças ao Programa Nacional de Imunizações que, durante todos esses anos, muitas doenças estão controladas e precisamos que os pais mantenham a situação vacinal dos seus filhos em dia, para que essas doenças não venham aparecer e se agravar, juntamente com a pandemia. Basta levar o cartão de vacinação, a caderneta da criança, pois a equipe está preparada para avaliar quais vacinas serão feitas naquele momento”, explica. 

Estrutura

A Saúde de Aracaju oferta 44 salas de vacinação, dispostas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Porém, por causa da pandemia, quatro destas UBS restringiram o atendimento para casos de síndromes gripais e não estão vacinando. São elas: Geraldo Magela, Ministro Costa Cavalcante, José Machado e Onésimo Pinto. 

No momento, 28 Unidades Básicas de Saúde estão com as salas de vacinação funcionando de forma rotineira, das 8h às 16h30. Outras 12 unidades estão com horário de atendimento estendido até 18h30: UBS Hugo Gurgel, UBS Augusto Franco, UBS Francisco Fonseca, UBS Fernando Sampaio, UBS Dona Jovem, UBS Max Carvalho, UBS Santa Terezinha, UBS Antônio Alves, UBS Manoel de Souza, UBS Joaldo Barboza, UBS Cândida Alves e UBS José Calumby. 

"As unidades estão preparadas para acolher o público sem causar aglomeração. Pedimos a colaboração da população para que apenas uma pessoa seja acompanhante da criança ou adolescente, para evitar aglomerações nas unidades e dificuldade de acesso. Além disso, também pedimos a adoção das medidas de precaução como o uso de máscaras e o distanciamento de uma pessoa para outra", ressalta. 

Agendamento pelo 0800

Para os usuários que precisam do serviço da sala de vacinas ou as crianças que necessitam atualizar a caderneta de vacinação, a SMS disponibiliza o agendamento da vacinação por telefone. O serviço está ativo através do 0800 729 3534, digitando a opção 6, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Após o agendamento, o usuário deve cumprir as recomendações de segurança sanitária no dia da vacinação, utilizando a máscara, higienizando as mãos com álcool em gel e respeitando o distanciamento social ao adentrar na unidade de saúde.

Fonte: Ascom/SMS

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.