Poder e Cotidiano em Sergipe
Câmara aprova projeto que veta venda de carne previamente moída 20 de Dezembro 10H:33
PODER

Câmara aprova projeto que veta venda de carne previamente moída

A Câmara de Vereadores de Aracaju aprovou, por unanimidade, também na noite de ontem, um Projeto de Lei de autoria do vereador Vinícius Porto (DEM), que proíbe a comercialização de carne previamente triturada.

O PL obriga que os estabelecimentos possuam um moedor e que o processo de moagem somente seja feito na presença do consumidor, sendo vedada a cobrança de taxas ou acréscimo pelo serviço.

O parlamentar alerta que a carne previamente moída pode conter uma mistura de várias categorias de carne, sobretudo, as mais baratas, que são vendidas com rótulos de nobres, enganando o consumidor.

“É preciso saber o que estamos comprando e o que estamos pagando. Do ponto de vista econômico, a legislação garante ao consumidor o direito de saber que está pagando pelo produto que realmente está levando para casa,” ressaltou Vinícius.

O vereador pontuou que o problema relacionado a alimentos fraudados implica muito mais que um simples prejuízo financeiro, mas que também podem acarretar lesões graves à saúde.

“O que ocorre, em muitos casos, é que parte do animal não serve para o consumo, como gorduras, nervos, peles e outros componentes, mas está sendo adicionada junto à carne antes de moer”, frisou o parlamentar, ao lembrar ainda a possibilidade de ser adicionado sulfito, um aditivo de aspecto semelhante ao sal, que deixa a carne avermelhada e com aparência de fresca.

De acordo com Vinícius Porto, a proposta apresentada não se aplica à comercialização da carne moída industrializada, desde que devidamente vistoriada pelos órgãos competentes e com os devidos selos de qualidade.

*Com informações da Ascom/Vinicius Porto

Foto: Ascom/CMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.