Poder e Cotidiano em Sergipe
Câmara amplia área de atuação da Codevasf 6 de Maio 16H:00

Câmara amplia área de atuação da Codevasf

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou, nesta quarta-feira, proposta que inclui o Vale do Mucuri, todo o estado da Paraíba e a bacia do rio Paraguaçu na jurisdição da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). Como tramita em caráter conclusivo e foi aprovada por todas as comissões, a proposta segue para análise do Senado.

O texto aprovado é um substitutivo da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional ao Projeto de Lei 2351/11, do deputado Zé Silva (PDT-MG), que inclui somente o Vale do Mucuri na jurisdição da Codevasf. A comissão incluiu o estado da Paraíba e a bacia do rio Paraguaçu na jurisdição da Codevasf ao acolher sugestões de outros dois projetos que tramitam em conjunto (PLs 3717/12 e 3813/12).

Composto por 27 municípios, o Vale do Mucuri é uma região do norte de Minas Gerais sujeita a longos períodos de estiagem, que inviabilizam sistematicamente a sustentabilidade das atividades agropecuárias. Já a bacia do rio Paraguaçu é a principal responsável pelo abastecimento de Salvador.

O relator da proposta na CCJ, Gabriel Guimarães (PT-MG), defendeu a aprovação do substitutivo, e disse que havia problemas de constitucionalidade em algumas propostas que foram sanados pela Comissão de Amazônia."Ao impor novas atribuições à Codesvaf, no que se refere à execução de obras de conservação ambiental e elaboração de planos anuais e plurianuais de desenvolvimento, as propostas invadem a iniciativa privativa do Presidente da República para projetos que tratem do funcionamento de órgãos e entidades e de suas respectivas atribuições" disse.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.