Poder e Cotidiano em Sergipe
Cai a taxa de analfabetismo em Sergipe 26 de Junho 12H:23
COTIDIANO | Por Max Augusto

Cai a taxa de analfabetismo em Sergipe

Através das iniciativas da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), o Governo de Sergipe tem oportunizado o aprendizado da leitura e da escrita a jovens e adultos, reduzindo a taxa de analfabetismo nos últimos três anos.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio 2018 (PNAD), a taxa de analfabetismo em Sergipe vem caindo nesse período de tempo, na faixa etária acima de 15 anos.

Em 2016, o Estado de Sergipe pontuava uma taxa de 14,7% de analfabetos nessa faixa de idade, baixando para 14,5% em 2017 e caindo ainda mais para 13,9% em 2018; ou seja, diminuiu a população de jovens acima de 15 anos que não sabem ler nem escrever.

O combate ao analfabetismo é uma das metas do Governo de Sergipe e tem incentivado até alunos egressos da rede estadual a também entrarem nesta luta. Com apenas 18 anos, e tendo concluído o ensino médio no Colégio Estadual Pedro de Balbino, em Tomar do Geru, João Henrique ingressou no Programa Sergipe Alfabetiza Mais (AMA) para ser um dos alfabetizadores voluntários do programa.

Na turma da qual João Henrique foi o alfabetizador em 2018 o índice de alfabetizados foi de 80% dos matriculados. São adultos e idosos, pessoas que, em sua maioria, dedicaram-se, ao longo de toda vida, à agricultura familiar.

 Durante oito meses, sempre à noite, 15 alunos alfabetizandos, com idades entre 42 e 73 anos, dirigiram-se à Escola Municipal de Ensino Fundamental Valdete Dórea, na sede do município de Tomar do Geru, almejando aprender a ler e escrever com o jovem João Henrique. “Foi muito gratificante ter tido a oportunidade de alfabetizar pessoas que não tiveram a chance de estudar e que, por meio do AMA, puderam aprender a ler e escrever, e com isso melhoraram sua vida pessoal e profissional”, afirmou o alfabetizador voluntário, para quem o trabalho exercido, ao longo dos oito meses, “foi uma experiência espetacular”.

Antes de ingressar na mesma turma do AMA, em 2017, dona Maria Neuza dos Santos, agricultora familiar, fazia parte da população sergipana que não sabia ler nem escrever. Mas, aos 73 anos, hoje já é capaz de ler pequenos textos e escrever, dentre outras coisas, o próprio nome.

Após a lida diária na roça de fumo, dona Neuza e suas amigas, também alunas do AMA, não se deixaram vencer pelo cansaço e demais problemas que as afligem cotidianamente, e concluíram o curso de alfabetização. “Depois que aprendi a ler muita coisa mudou na vida, para melhor”, destaca dona Ivanilda Alves, 42, uma das alunas alfabetizadas.

Ensino de Jovens e Adultos

Além de combater o analfabetismo entre crianças do ensino fundamental, o Governo de Sergipe, através da Seduc, oferta a modalidade Educação de Jovens e Adultos. A EJA, que está ligada ao Departamento de Educação da Seduc, é ofertada tanto para o ensino fundamental (EJAF1 e EJAF2) quanto para o ensino médio (EJAEM).

Através de uma parceria entre a Seduc e a Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor (Sejuc), a EJA também é ofertada em unidades prisionais (22 alunos) e unidades socioeducativas (57 alunos). Além das aulas, também são realizados os exames supletivos.

No ano passado, a modalidade de ensino teve 16.939 alunos matriculados e, neste ano, 17.688. Para o coordenador da EJA, Vladimir Silva, esse aumento na procura se deu por diversos motivos. “Em parte pela própria mobilização da Seduc. Através da busca ativa, muitos alunos que haviam abandonado a escola retornaram. Também por causa da situação econômica do país. Isso fez com que muitos percebessem a necessidade de ampliar sua escolaridade e ter uma valorização no mercado de trabalho”, disse.

Programa Sergipe Alfabetiza Mais

A Secretaria de Estado da Educação ofertou nos últimos dez anos o Programa Sergipe Alfabetiza Mais (AMA), cujo último ciclo finalizou em 2018, atendendo a alunos de 54 municípios. A iniciativa teve origem no Programa Brasil Alfabetizado, do Governo Federal, e atualmente está sendo estudada a implantação do programa em nível estadual. Segundo a coordenadora, Rosemeire Siqueira de Santana, a ideia é iniciar em cerca de 30 municípios, abrangendo o Baixo São Francisco, Centro-Sul e Sul sergipano.

O programa está inserido na Educação de Jovens e Adultos, e a proposta é alfabetizar pessoas que ainda não sabem ler, escrever e nem conseguem identificar símbolos matemáticos. Depois que os estudantes passam pelo AMA, são encaminhados para as turmas da EJA para darem continuidade aos estudos.

“A partir do momento em que eles passam a ter acesso aos símbolos linguísticos e às informações matemáticas, esses alunos passam a ser pessoas mais participativas na sociedade. A alfabetização é fundamental para que os cidadãos estejam inseridos no contexto social”, declarou a coordenadora Rosemeire Siqueira.

 

Da Ascom/Seed

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.