Poder e Cotidiano em Sergipe
Brasil: Número de pessoas abaixo da linha de pobreza pode ter aumentado em 8 milhões 15 de Dezembro 19H:21
PODER | Por Diego Rios (Colaborador)

Brasil: Número de pessoas abaixo da linha de pobreza pode ter aumentado em 8 milhões

Apesar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) não apresentar comparativo em pesquisa divulgada hoje, a conta referente ao número de pessoas abaixo da linha de pobreza pode ser feita quando comparamos com os dados do Banco Mundial, do ano de 2015.

De acordo com a Instituição financeira, em 2015 quase 46 milhões de pessoas viviam a baixo a linha de pobreza. Já na pesquisa divulgada pelo IBGE, atualmente esse número é de mais de 52 milhões de pessoas. Ou seja, um quarto da população de 2016 (25,4%), ano em análise.

Os dados estão na "Síntese de Indicadores Sociais 2017", do IBGE, e foram calculados a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) contínua.

Pela nova métrica de pobreza do Banco Mundial, pode ser considerado extremamente pobre em países de renda média alta, o indivíduo que possui renda per capita de US$ 5,5 por dia, o que equivale a pouco mais de R$ 387 por mês.

A pesquisa ainda revelou que as regiões Norte e Nordeste concentram o maior percentual dessas pessoas. Juntas, as duas regiões são responsáveis por mais de 86% de pobres no País, com 43,5% para a Região Nordeste e 43,1% para a Região Norte.

Confira a Síntese de Indicadores Sociais 2017

Foto: Wilson Dias/ABr

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.