Poder e Cotidiano em Sergipe
Brasil faz três vezes mais cesárias do que o recomendado pela OMS 3 de Junho 5H:00

Brasil faz três vezes mais cesárias do que o recomendado pela OMS

O Brasil faz três vezes mais cesárias do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Com isso, expõe as grávidas e os bebês a riscos que poderiam ser evitados. No país, existe uma cultura inequívoca de que este tipo de parto é o melhor. Enquanto a OMS limita o índice em 15% dos partos, no Brasil isso chega a 52%, portanto, mais da metade. Na rede privada o dado é ainda mais alarmante: 88% dos bebês nascem pela intervenção cirúrgica.



A cesariana é uma cirurgia como qualquer outra, assim as grávidas estão mais vulneráveis a problemas como infecção e hemorragias. O Ministério da Saúde, responsável pela pesquisa Nascer no Brasil: Inquérito Nacional sobre Parto e Nascimento, quer reverter tais resultados e estimular o parto normal. Os dados foram alcançados após acompanhamento de 23.894 gestantes em maternidades públicas e privadas de 191 Municípios em todos os 26 Estados e o Distrito Federal.


Quando nasce por parto normal, é mais provável que a criança vá direto para o colo da mãe – contato necessário nas primeiras horas, - e amamente. Entre os casos acompanhados pela pesquisa, apenas 28,2% dos bebês tiveram contato imediato com a mãe. Quando é cesariana, geralmente os recém nascidos têm problemas para respirar e mamar, assim são encaminhados para Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), prejuízo comprovado por estudos médicos.


A pesquisa mostrou que a cesariana é preferência de 28% das brasileiras na fase inicial do pré-natal. Em outras partes do mundo, esse índice é de 10%. O Ministério da Saúde lamenta que no Brasil as gestantes não busquem informações mais detalhadas sobre os tipos de parto. Além da preferência das grávidas, a cirurgia também é preterida pelos médicos, que podem marcar horários para os partos e assim não precisam esperar horas até a conclusão do processo normal.


Os recém nascidos por meio de cesária e acompanhados pela pesquisa tiveram que passar por intervenções. Por exemplo, 71% tiveram as vias aéreas superiores aspiradas, 39,5% passaram por aspiração gástrica, 8,8% foram para o inalador e 8,7% para a incubadora.


Partos normais
De acordo com as orientações da OMS, a maneira como os partos normais são feitos no Brasil também devem passar por mudanças. É recomendável estimular a gestante a caminhar e não apenas ficar deitada no leito. É preciso alimentar-se durante o período que antecede o parto e não tomar remédios para acelerar as contrações.

FONTE: Confederação Nacional dos Municípios

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.