Poder e Cotidiano em Sergipe
Bolsonaro continua sendo o presidenciável com mais intenções de voto nas redes sociais 17 de Maio 12H:49
PODER

Bolsonaro continua sendo o presidenciável com mais intenções de voto nas redes sociais

Monitoramento feito pela Scup Social durante o mês de abril identificou as intenções de voto dos principais presidenciáveis

Desde março, a Scup Social, ferramenta de monitoramento de redes sociais, vem realizando um monitoramento no Twitter para identificar a manifestação dos usuários sobre a intenção de voto nos principais presidenciáveis das eleições de 2018.

Desde então, Lula e Bolsonaro têm sido os candidatos com mais comentários que indicam a possibilidade de voto ou não voto. Em abril foram capturadas 15.305 interações com o tema.

O estudo é feito para avaliar o que as pessoas andam dizendo no Twitter e não expressa a real intenção dos votantes brasileiros, já que não necessariamente quem emitiu a sua opinião é um eleitor ativo.

Repetindo o resultado do mês anterior, o pré-candidato do PSC, Jair Bolsonaro, foi o mais mencionado entre os 24 monitorados. Dos 5.089 tweets que continham a hashtag com o seu nome, 77,5% indicou uma intenção de voto positiva, demonstrando apoio ao político conservador.

Já Lula, possível candidato pelo PT, se manteve em segundo lugar, mas obteve uma aprovação maior em relação a março, mesmo estando preso. No total foram 4.847 menções com o seu nome e a maioria, 64,4%, indicou que votaria nele.

Dessas interações, 37,36% expressavam um sentimento positivo quando falavam do candidato, contra 24,16% que postaram frases com um tom mais negativo e a maioria, 38,48%, neutro. No mês anterior, o índice de rejeição ao petista superava o de aprovação.

A pré-candidata a presidente pelo PCdoB, Manuela D’Ávila, ficou em terceiro lugar no número de menções e teve um crescimento expressivo. Já com um alto índice de intenção de votos no mês de março, esse número cresceu ainda mais em de abril. Dos 1.513 tweets com o seu nome, 94,2% foram favoráveis a ela.

Outro presidenciável que subiu na quantidade de menções foi o Joaquim Barbosa. Em abril foram 921 tweets com o seu nome, contra 80 que recebeu em março. Dos usuários que postaram sobre ele, 53,6% indicaram uma intenção de voto positiva.

Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT) foram outros candidatos monitorados que tiveram menos menções, porém com a maioria indicando o voto a seu favor.

Já o pré candidato pelo Podemos, Álvaro Dias, foi o candidato da lista que teve uma porcentagem maior de rejeição do que aprovação. Mesmo com apenas 71 menções ao seu nome no Twitter, 64,8% afirmaram que não votaria nele.

A quantidade que expressou que votaria nulo também foi menor que o mês de março, com 356 menções contra os 740 do mês anterior.

O monitoramento
Realizado durante o mês de abril, o monitoramento detectou tweets que continham hashtags com o nome do candidato e expressões que indicavam a intenção de voto nele, como “Meu voto é”, “Vou votar em” ou “Jamais votaria”, “Não terá o meu voto”, dentre outras.

O processo também identificou algumas expressões de sentimento positivas ou negativas relacionadas a cada post, que expressavam o sentimento do usuário com relação à sua declaração. Os termos usados em comentários positivos encontrados foram brasil, ninguém e mudar. Já os termos negativos foram votaria e aécio.

O monitoramento é baseado em um recorte da opinião dos usuários do twitter e o resultado não expressa a vontade da maioria dos brasileiros.

*Com informações da Motim Conteúdo Criativo

Foto: Agência Câmara

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.