Poder e Cotidiano em Sergipe
Bilhetagem eletrônica: conheça as opções para compra de passagem do transporte coletivo 20 de Setembro 21H:41
COTIDIANO

Bilhetagem eletrônica: conheça as opções para compra de passagem do transporte coletivo

O pagamento de passagem de ônibus através da bilhetagem eletrônica foi implementado no sistema de transporte público da capital e região metropolitana desde 2007. A modalidade de pagamento agiliza o embarque, reduz a circulação de dinheiro nos ônibus e consequentemente, os assaltos.

Após 15 anos de implementação da bilhetagem eletrônica, a modalidade de pagamento pré-pago tem uma aceitação positiva por parte dos usuários do transporte público. Dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e do AracajuCard, gestora da bilhetagem eletrônica no transporte coletivo, apontam que, atualmente, apenas 10% dos passageiros do sistema utilizam dinheiro para pagar passagem.
"A bilhetagem eletrônica é a melhor opção para o transporte público e é aprovada pela população. Em fevereiro deste ano, tínhamos cerca de 30% das passagens sendo pagas em dinheiro. Em setembro, esse número é de apenas 10%, o que demonstra que uma parcela muito pequena da população ainda usa dinheiro para fazer o pagamento da passagem. Parcela esta que também já está se adequando, gradativamente, ao uso do transporte somente com a bilhetagem eletrônica, por isso, estamos sempre buscando novas alternativas para facilitar ainda mais o deslocamento dos usuários. O objetivo é estar sempre melhorando o serviço ofertado à população", destaca o superintendente da SMTT, Renato Telles.


Compra de passagem
Os usuários podem fazer a recarga de seus cartões pré-pagos nos postos de Autoatendimento (ATM’s) localizados nos terminais de integração da Atalaia, DIA, Campus e Mercado, no Shopping Prêmio, Aracaju Parque Shopping, Ceac da Rua do Turista, Fundat (Calçadão da João Pessoa), Galeria Center 13, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Universidade Tiradentes (Unit). Nesses locais o pagamento das passagens pode ser feito no cartão de crédito, débito e pix, além do pagamento em dinheiro.
Também é possível fazer a compra de passagem nos 32 pontos comerciais e com os 120 agentes de vendas do Aracaju Card espalhados nos principais pontos da capital e região metropolitana. O pagamento das passagens deve ser feito em dinheiro.
Nos pontos de venda localizados nas farmácias do Trabalhador, a compra pode ser feita em dinheiro ou pix. No site do AracajuCard (https://aracajucard.com.br) é possível fazer a compra online e pagar via boleto bancário.
Outra possibilidade para compra de passagem é pelo aplicativo Recarga Pay, que está disponível para os sistemas Android e IOS, e aceita o pagamento por pix, cartão de crédito e débito, e ainda gera cashback.
"É possível fazer a compra da passagem com dinheiro, pix, boleto, cartão de crédito e débito. São vários opções. O usuário escolhe o local de compra e a modalidade de pagamento que mais lhe convém. O cartão pré-pago é distribuídos gratuitamente em todos os pontos de venda, nos ATMs, nos terminais de integração e pelos agentes comerciais, para facilitar o acesso de todos ao transporte público", explica o diretor do AracajuCard, Carlos Amâncio.
Modalidades de vendas
Dentre as modalidades de venda de passagem, atualmente a mais utilizada pelos usuários do sistema, segundo dados do AracajuCard, é a compra feita nos agentes comerciais (66,1%), seguido pelos ATM's (18,4%), aplicativo Recarga Pay (10,9%) e demais pontos de vendas (4,6%).

Fotos: Marcos Macedo/Setransp

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.