Poder e Cotidiano em Sergipe
Bertulino diz que PMA faz lambança no trânsito 26 de Abril 18H:11

Bertulino diz que PMA faz lambança no trânsito

"Lambança” foi a definição dada pelo líder do PSB, vereador Bertulino Menezes, ao colapso no trânsito decorrente das intervenções feitas pela Prefeitura de Aracaju, através da SMTT. “Peço que a SMTT tenha um pouco de sensibilidade antes de fazer as alterações, como foi feito na Avenida Tancredo Neves”, apelou.  



A declaração foi feita, na manhã desta terça-feira (26/04), em pronunciamento durante o pequeno expediente da sessão legislativa na Câmara Municipal de Aracaju.


“Não sei que tipo de estudo prévio é este aplicado pela SMTT para a intervenção feita na Avenida Tancredo Neves, que criou um verdadeiro  caos no trânsito de Aracaju”, argumentou, acrescentando que a referida alteração sacrificou toda a população, que precisava se deslocar do Complexo Jabutiana, quem buscava acessar a saída da cidade e quem usava a via simplesmente para se deslocar para o centro comercial.


Colapso

“Dezenas de moradores do conjunto Santa Lúcia, do JK, do Sol Nascente, do Largo da Aparecida, da Cabrita, dos Aloques, - a mesma população que já sofre com as enchentes -, agora é submetida a este tipo de colapso no trânsito, de onde ninguém consegue sair”, apontou, alertando para a necessidade de fluidez no trânsito para uma assistência de urgência caso algum morador apresente problema de saúde.  


Fluxo

O vereador lamentou a falta de um estudo eficiente por parte da SMTT para evitar o colapso no trânsito numa via que tem um fluxo estimado de 10 mil carros a cada 2h. Ele lembrou que a referida avenida também é via de acesso a grandes conglomerados habitacionais, como os Conjuntos Augusto Franco, Orlando Dantas, Zona de Expansão e à saída da cidade.  


A impressão é de que, se houve um estudo prévio, foi um estudo primário. Até quando a população vai sofrer com o congestionamento?”, cobrou, ao reclamar da dificuldade que o condutor tem para acessar um contorno.


BRT

Como exemplo de ação mal sucedida já adotada pela SMTT, Bertulino apontou o lançamento dos ônibus sanfonados, que a prefeitura adotou como sendo a implantação do sistema BRT, onde a administração investiu recursos financeiros, promoveu a restrição de trânsito com a pintura de faixas exclusivas e ameaçou aplicar multas, a partir do dia 22 de abril, pelo uso dito indevido da faixa reservada ao veículo sanfonado, sendo obrigado a revogar a ameaça de sanção já que a população foi sacrificada e rejeitou as alterações. Na avaliação de Bertulino, o BRT inaugurado por João Alves caiu no descrédito da população. “Os corredores exclusivos já viraram piada na cidade”, lastimou.    


Ele também lembrou que o Ministério Público do Estado de Sergipe instaurou Inquérito Civil Público para investigar o suposto procedimento de implantação do BRT.


Plano Diretor

O líder do PSB apontou a falta do projeto de revisão do Plano Diretor, como sendo um dos responsáveis para os problemas de imobilidade urbana de Aracaju.  

 

Assessoria do parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.