Poder e Cotidiano em Sergipe
Belivaldo recebe título de cidadão em Itabaiana 16 de Maio 16H:18
PODER | Por Max Augusto

Belivaldo recebe título de cidadão em Itabaiana

"Quando a coisa floresce em Itabaiana, floresce para o estado", falou o governador

Na noite desta terça-feira (15), o governador Belivaldo Chagas recebeu o título de cidadão itabaianense na Câmara de Vereadores do município. O título é um reconhecimento àqueles que prestam ou prestaram relevantes trabalhos a Itabaiana e ao seu povo.

A outorga ao governador foi uma iniciativa do vereador Gustavo Bispo, através do Projeto de Decreto n° 10.

A sessão solene contou com a presença da vice-governadora, Eliane Aquino, do presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o deputado estadual Luciano Bispo, do prefeito Valmir de Francisquinho, além de vereadores da Casa, dentre eles a presidente Ivoni Lima, e outras autoridades.

Belivaldo falou da honra ao receber a homenagem.

“Temos uma relação de amizade com os diversos vereadores de Itabaiana e com o povo daqui. Sinto-me em casa quando estou neste município. Essa homenagem me enaltece e faz com que eu me sinta ainda mais responsável e eleve o meu compromisso com essa terra. Quero aqui, em público, agradecer à Câmara de Vereadores e, em especial, ao vereador Gustavo Bispo que teve a iniciativa de apresentar essa propositura que me concede a cidadania itabaianense, o que para mim é uma grande honraria. A partir deste momento, torno-me, portanto, irmão de todo o povo de Itabaiana”, declarou.

O chefe do Executivo estadual enfatizou sua admiração pela cidade serrana e seu povo. “Sou um defensor do progresso de Itabaiana. Eu e a minha vice-governadora Eliane Aquino buscamos o desenvolvimento para Sergipe como um todo, mas lembramos sempre de Itabaiana, pois quando a coisa floresce em Itabaiana, floresce para o estado como um todo. Esse munícipio é símbolo de progresso e de trabalho. O cidadão de Itabaiana serve de exemplo para Sergipe e para o Brasil porque daqui tiramos o sustento de tantos sergipanos".

Luciano Bispo falou da alegria de ter, a partir de agora, Belivaldo como seu conterrâneo.

“Parabenizo à Câmara de Vereadores por homenagear pessoas que fizeram e fazem muito por Itabaiana e entre eles está o governador Belivaldo Chagas, que é um homem político de interior tanto quanto nós, da cidade vizinha, Simão Dias, o qual já fez e ainda fará muito por Itabaiana. Logo estaremos inaugurando o mercadão e a estrada, o que beneficiará o nosso povo. É um prazer e orgulho para nós de Itabaiana ter, agora, Belivaldo também como um cidadão de Itabaiana de fato e de direito. Esse título é fruto do seu trabalho, atenção e respeito ao nosso município”, afirmou o presidente da Alese.

A presidente da Câmara de Itabaiana, a vereadora Ivoni Lima de Andrade afirmou que o nome de Belivaldo foi escolhido por unanimidade pelos votos dos 14 vereadores da Casa. “Ele está fazendo muito pelo nosso Sergipe, já fazia enquanto vice-governador e, agora, está fazendo mais ainda, principalmente na nossa grande Itabaiana, que recebe a macrodrenagem e logo terá entregue a Ceasa, um sonho de todos nós itabaianenses. Então é mais do que justa essa homenagem”.

O vereador Gustavo Bispo também destacou o quanto o governador Belivaldo Chagas e o governo do Estado tem feito pelo desenvolvimento de Itabaiana.

“Já conhecemos o trabalho de Belivaldo há um tempo, mesmo antes de ele ser governador e por isso essa indicação e escolha para receber a cidadania do nosso município, por toda sua preocupação e dedicação a esta terra. O título de cidadão é agraciado àquele que, de alguma forma, contribuiu com o desenvolvimento de Itabaiana como um todo. Nada mais justo que, realmente, agraciá-lo com tamanha honraria por toda a sua preocupação enquanto homem público e cidadão, por contribuir com uma Itabaiana melhor. O governador, hoje, está fazendo uma obra extraordinária aqui, que é todo o esgotamento sanitário do nosso município. E a Ceasa, que para nós que somos itabaianenses, ceboleiros, essa obra trará um grande desenvolvimento para o nosso município, tendo em vista que temos aqui o centro geodésico do estado e por sermos o principal distribuidor de produtos hortifrutigranjeiros não só para Sergipe, mas também para estados como Bahia, Pernambuco e Alagoas, que fazem parte da nossa circunvizinhança. Nos orgulha ter Belivaldo como governador por ele ter uma visão futurística, governar não só para o hoje, mas para frente, pensando no anos que virão, é essa preocupação que devemos ter como homens públicos, de um futuro melhor para o nosso povo”.

Além do governador do Estado, também receberam o título de cidadão itabaianense: Aerton Gomes de Rodrigues; Agenor Floresta; Danilo Santos de Santana; Elton Leandro Carvalho; Federico Di Liscia; Flávio da Conceição de Jesus; Ismael Pereira Azevedo; Jadiel José Pereira; José Ancelmo da Rocha; Lauana Guedes Carvalho; Mariza Sobrinho; Maricelia Silveira; Nadilton Souza; Ricardo Alves dos Santos; Tagore Trajano de Almeida Silva e Yuri Barreto Monteiro.

Obras

Em Itabaiana, o governo do Estado, por meio do Programa Águas de Sergipe, está executando serviços de esgotamento sanitário e macrodrenagem fluvial em diversas localidades. Os investimentos são de aproximadamente R$ 50 milhões e, após conclusão das obras, quase 100% do município será beneficiado.

O serviço trará inúmeras benfeitorias à população, a exemplo de eliminação das enchentes que ocorrem nas áreas da intervenção; direcionamento do esgoto sanitário coletado e devida devolução ao meio ambiente (através da eliminação de fontes poluentes); eliminação de 90% da poluição causada ao Açude da Marcela proveniente do esgoto doméstico; além da não utilização do canal que passa sob as casas para às águas pluviais e, também, o esgotamento doméstico.

Já a Central de Abastecimento de Itabaiana (Ceasa), dinamizará a economia da região. Com a conclusão da obra, os feirantes e clientes vão poder desfrutar de um espaço amplo e moderno para organizar os produtos e abastecer as feiras dos povoados e municípios próximos. A obra tem investimento de pouco mais de R$ 30 milhões.

Participação

Os deputados estaduais Maria Mendonça, Talysson Costa, Luciano Pimentel e Kitty Lima; o prefeito de Frei Paulo, Anderson Menezes; os secretários de Estado da Educação, Josué Modesto; da Saúde, Valberto Lima; do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, José Augusto Pereira; e da Comunicação, Sales Neto; assim como a gestora do Caism, Roseli Andrade, e os presidente do Banese, Fernando Mota e da Codise, José Matos Lima Filho também participaram da solenidade.

Da Agência Sergipe
FOTO: Arthuro Paganinne

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.