Poder e Cotidiano em Sergipe
Autorizada a construção do shopping na Zona de Expansão 28 de Junho 10H:16
PODER

Autorizada a construção do shopping na Zona de Expansão

Atendendo ao pedido da Empresa Municipal de Obras e Urbanismo (Emurb), a Juíza Federal da 1ª Vara Federal da Justiça Federal em Sergipe (JFSE), Telma Maria Santos Machado, autorizou o licenciamento de empreendimento comercial de múltiplas atividades, tipo shopping center, no Bairro Aruana, na Zona de Expansão de Aracaju.

O licenciamento para construção de novos empreendimentos na região encontra-se vedado por liminar deferida nos autos da Ação Civil Pública (ACP) n. 0002637-49.2009.4.05.8500, ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) contra a União, o Estado de Sergipe, o Município de Aracaju, a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e a Emurb, entre outros réus.

A ACP tem por objeto diminuir os problemas ambientais causados pelo crescimento desordenado da área, sem as necessárias ações do Poder Público, especialmente no que diz respeito à implementação de infraestrutura pública de drenagem das águas pluviais e de coleta e tratamento de esgotamento sanitário.

No pedido apresentado, a Emurb indicou as soluções adotadas pelo empreendedor visando reduzir os problemas que poderiam ser ocasionados na região com a implantação do empreendimento.

Condições
A magistrada condicionou o licenciamento autorizado à observância de alguns parâmetros, dentre os quais que não deverá haver contribuição para o entorno do empreendimento, devendo as águas de drenagem serem levadas para o corpo hídrico previsto no projeto e o esgotamento sanitário ser conduzido para a estação elevatória da rede de coleta da Deso.

Na decisão, ressalta-se que todas as medidas mitigadoras/compensatórias apresentadas pelo empreendedor devem ser efetivamente implementadas.

Além disso, fica determinado que a Emurb e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) e/ou a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) fiscalizem rigorosamente e adotem todas as medidas necessárias para a paralisação das obras e suspensão e/ou revogação das licenças em caso de descumprimento dos parâmetros fixados nos projetos e na decisão proferida.

*Com informações da Justiça Federal em Sergipe

Foto: Divulgação

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.