Poder e Cotidiano em Sergipe
Audiência debaterá variáveis que interferem no crescimento da violência 27 de Julho 17H:28

Audiência debaterá variáveis que interferem no crescimento da violência

No próximo dia 3 de agosto, a partir das 14h30, a Assembleia Legislativa de Sergipe será palco de importantes debates sobre as variáveis que interferem no crescimento da violência em Sergipe e no Brasil, durante a Audiência Pública “Atlas da violência 2017: Genocídio do povo Brasileiro”.

 

A realização é da Frente Parlamentar dos Direitos da Criança e do Adolescente, coordenada pela deputada estadual Ana Lúcia.


A proposta é abordar não apenas os números alarmantes registrados no “Atlas da da Violência no Brasil e em Sergipe”, mas debater as variáveis que interferem no crescimento da violência e os perfis das vítimas, a exemplo da taxa de escolaridade, local de moradia, renda, idade e etnia.

Para debater o tema, foram convidados dois dos pesquisadores que elaboraram a pesquisa: Daniel Ricardo Cerqueira - doutor em Economia pela PUC-Rio e técnico de Planejamento e Pesquisa do IPEA – e Samira Bueno - Diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Mestre e Doutoranda em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP).


Dados alarmantes
A pesquisa coloca Sergipe como a unidade da federação com maior número proporcional de mortes violentas no Brasil. A taxa de homicídio por 100 mil habitantes em nosso Estado cresceu mais de 77,7% entre 2005 e 2015. O município de Nossa Senhora do Socorro se tornou, em 2015, a terceira cidade mais violenta do Brasil, considerando os municípios com mais de 100 mil habitantes.


Sobre os palestrantes
Samira Bueno Nunes é graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutoranda em Administração Pública e Governo pela Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). É diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e pesquisadora colaboradora do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo (CEAPG) e do Núcleo de Estudos em Organizações e Pessoas (NEOP), ambos da EAESP/FGV.


Daniel Ricardo de Castro Cerqueira é doutor em Economia pela PUC-Rio, mestre em Economia pela EPGE/FGV e bacharel em Economia pela Universidade Santa Úrsula. É professor dos programas de MBA da FGV (1995-atual). Desde 1995, é técnico de Planejamento e Pesquisa do Ipea. Desde 1999, estuda Economia do Crime e Segurança Pública, tendo vários artigos publicados. É membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e em 2004, e sua tese de doutorado Causas e Consequências do Crime no Brasil recebeu os dois mais importantes prêmios acadêmicos na área de economia no Brasil: o prêmio Haralambos Simeonidis, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Economia (Anpec), e o prêmio BNDES de Economia.

 

Assessoria

Foto ilustrativa

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.