Poder e Cotidiano em Sergipe
Associação Tempos Brilhantes chega em Sergipe 14 de Abril 17H:08
PODER

Associação Tempos Brilhantes chega em Sergipe

A inovação na educação é determinante para o sucesso escolar

No último dia 12 de abril, terça-feira, a Federação das Escolas Particulares de Sergipe em parceria com a Associação Tempos Brilhantes de Portugal fez nesta terça, 12 de abril, no auditório do Museu da Gente Sergipana, a apresentação do MAPIE — Mapa de Alerta Precoce do Insucesso Escolar.

Trata-se de um sistema que utiliza Inteligência Artificial para monitorar o percurso dos alunos ao longo do seu processo de ensino, sinalizando e gerando precocemente alerta de risco ao nível do insucesso e do abandono escolar.

A informação produzida, permite elaborar precocemente diagnósticos e implementar intervenções que permitam inverter o trajeto de insucesso escolar.

Um projeto inovador que vem impactando centenas de escolas em Portugal e está disponível, com vários níveis de acesso e de informação, para os vários intervenientes no processo educativo, nomeadamente: professores, gestores, psicólogos, terapeutas, técnicos, investigadores e decisores políticos. Estiveram presentes diversas autoridades que pensam a educação de nosso estado: como o Superintendente Executivo da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, José Ricardo Santana, o Vice-Reitor da Universidade Federal de Sergipe, Rosalvo Ferreira Santos, a Secretária Municipal de Educação de N. Sra. do Socorro e Vice-presidente da Undime-SE, Josevanda Mendonça Franco, o Diretor do Colégio Amadeus e Presidente da Federação dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de Sergipe, Renir Silva Lima Damasceno, o Diretor de Relações Institucionais da Associação tempos Brilhantes de Portugal, Jorge Bastos, o Diretor Superintendente do Sebrae/SE, Paulo do Eirado Dias Filho, o Superintendente do Instituto Banese, Ézio Christhian Déda de Araújo, o Vice-presidente de Relações Institucionais da Universidade Tiradentes, Saumínimo da Silva Nascimento, o Fundador do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação, Saulo Barreto, o Coordenador de Empreendedorismo e Inovação do Tiradentes Innovation Center, Marcelo Dosea e diretores escolares, o Diretor Técnico do SergipeTec, Diego da Costa, assessores técnicos e demais convidados.

O evento contou com uma demonstração presencial e ‘online’ desde Portugal, tendo finalizado com uma rodada de perguntas colocadas por alguns dos inúmeros participantes.

Renir Damasceno, Presidente da Federação Sergipana das Escolas Particulares terminou o evento com a seguinte frase: “quem quer, faz. E temos muito interesse em fazer com que esta parceria seja um sucesso.”
Já no dia 13 de abril, quarta-feira, foi assinado entre a Universidades Federal de Sergipe e a Associação Tempos Brilhantes de Portugal, para o desenvolvimento de investigação que permita a adequação dos indicadores preditores de risco do insucesso e abandono escolar à realidade Sergipana, assim como para a avaliação de impacto da utilização deste inovador sistema. No mesmo dia, aconteceu uma importante reunião entre a Associação Tempos Brilhantes de Portugal e a equipe no Innovation Center.

Todos os intervenientes responsáveis pela instalação e utilização do MAPIE nas escolas do Estado, pretendem tornar Sergipe uma referência internacional, na inovação tecnológica educativa.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.