Poder e Cotidiano em Sergipe
Assembleia devolve mandatos cassados pela ditadura militar 2 de Julho 17H:15

Assembleia devolve mandatos cassados pela ditadura militar

Durante a última sessão legislativa do semestre, nesta quarta-feira, 02, os deputados sergipanos deram mais um passo em defesa do direito à memória e à verdade e posicionaram a Casa Legislativa em defesa da democracia. Foram aprovados por unanimidade seis Projetos de Resolução que versam sobre a reparação de erros políticos cometidos pela ALESE durante a ditadura militar. A iniciativa é de autoria da deputada estadual professora Ana Lúcia, presidenta da Comissão de Direitos Humanos.



As resoluções devolvem simbolicamente os mandatos de quatro parlamentares cassados durante a ditadura militar: Cleto Maia (PRT), Viana de Assis (PR), Nivaldo Santos (PR) e Baltazar Goes (PSD). “Eles defenderam a democracia no Brasil e em Sergipe e enfrentaram a ditadura no plenário da ALESE desde o dia 1 de abril, quando foi deflagrado o golpe militar, até 14 de maio, quando foram cassados”, reconheceu Ana Lúcia.


O médico comunista e grande ativista das causas populares Armando Domingues (PCB), cassado em 1947, também terá seu mandato devolvido simbolicamente por meio das resoluções de autoria de Ana Lúcia. Sua cassação, ocorrida quando o Partido Comunista Brasileiro (PCB) foi considerado ilegal, aconteceu num período em que o regime sequer era ditatorial.


Seixas Dórea
Também será devolvido mandato do ex-governador Seixas Dórea, que defendeu a democracia no período do golpe e estava realizando as reformas de base em Sergipe em consonância com o projeto implementado em âmbito nacional pelo presidente João Goulart.


“Hoje, a ALESE está reconhecendo um erro cometido durante a ditadura, quando deslegitimou a soberania da população que elegeu estes deputados e este governador”, avaliou Ana Lúcia, reforçando que este é um passo histórico em direção à consolidação da democracia. Para ela, apesar de a devolução ser simbólica, é extremamente educativa e pedagógica, pois “mostra à população que nós não podemos aceitar a ditadura e que nós queremos aprofundar nossa democracia”, opinou.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.