Poder e Cotidiano em Sergipe
“As pessoas estão peregrinando em busca de uma cirurgia”, alerta Dr. Manuel Marcos 22 de Agosto 13H:32
PODER | Por Max Augusto

“As pessoas estão peregrinando em busca de uma cirurgia”, alerta Dr. Manuel Marcos

O vereador Dr. Manuel Marcos (PSDB) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju nesta quinta-feira, 22, para questionar a burocratização do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe. Na ocasião, o parlamentar relatou sobre a existência de uma “chave de controle” que compromete o encaminhamento de cirurgias em tempo hábil.

“A situação é preocupante, as pessoas estão peregrinando em busca de uma cirurgia. Esta semana recebi uma paciente portadora de uma tumoração grande no útero. Teve sangramentos, dores e já estava há seis meses aguardando a liberação para ser operada. Pasmem, não conseguiu. Tudo por causa dessa famigerada chave que ninguém explica o que é, nem como faz para ter acesso e, assim, liberar o tratamento”, conta Dr. Manuel Marcos.

Na avaliação dele, o referido cenário complica a vida do paciente e ainda fere o direito à assistência médica.

“O poder público estadual precisa explicar ao povo o que é essa chave. Tem pessoas morrendo, endividando-se, vendendo os poucos bens que possuem e tendo que recorrer a amigos, num esforço sobre-humano, para pagar um procedimento para não morrer. Não se pode, por excesso de siglas e normas de controle, levar a vida das pessoas a risco”, apela.

 

Da Assessoria de Imprensa do Parlamentar

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.