Poder e Cotidiano em Sergipe
Aracajuanos reclamam da falta de estrutura nas calçadas da cidade 14 de Novembro 9H:38
PODER

Aracajuanos reclamam da falta de estrutura nas calçadas da cidade

De acordo com o ranking do estudo do Portal Mobilize, através da Campanha Calçadas do Brasil, Aracaju está entre as cidades que não possuem passeios adequados para garantir a segurança do cidadão. Entre as capitais brasileiras, a sergipana teve média 5,35 no que diz respeito a caminhabilidade/acessibilidade, quando o ideal apontado pela instituição deveria ser 8,0.

Caminhar pelo Centro de Aracaju para levar mercadorias aos clientes é uma atividade que parece simples, entretanto, para a autônoma Sarah Rocha, se tornou um desafio. Ela, que trabalha vendendo roupas, encontra diariamente um empecilho que prejudica sua locomoção: falta de mobilidade nas calçadas.

Essa avaliação técnica, Sarah sentiu na prática, ao torcer o tornozelo direito quando caiu em um buraco. “As calçadas são horríveis, você não tem nem condições de andar de salto alto, por exemplo. Rampa de acessibilidade, então, é difícil encontrar, só mesmo em bancos e outros prédios públicos”, conta a comerciante.

A regulamentação foi pensada, desde 2017, pelo vereador Lucas Aribé (PSB), com o Projeto de Lei que propõe o Estatuto do Pedestre, elaborado em parceria com a ex-vereadora Kitty Lima. Apesar de se mostrar uma grande necessidade no dia a dia das pessoas e que impactar a qualidade de vida da população, a propositura foi rejeitada, no último dia 5, pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

 

“Uma cidade caminhável é aquela onde todos os seus cidadãos têm condições plenas de se locomover com segurança e autonomia, como está previsto na Política Nacional de Mobilidade Urbana. Infelizmente, essa não é a realidade da nossa querida Aracaju, simplesmente, pela falta de vontade política dos seus gestores”, completa o vereador Lucas Aribé.

Ascom Parlamentar 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.